Com arte urbana, subestação de energia via galeria a céu aberto na Grande Florianópolis

A subestação de energia de Palhoça, operada pela Eletrobras CGT Eletrosul, está transformada pela arte urbana. O muro externo do empreendimento deu lugar a um painel de 1.200 m², resultado de uma ação coletiva que reuniu 65 artistas de diferentes regiões do Brasil.

A iniciativa foi viabilizada pela Eletrobras em parceria com o movimento Street Art Tour, coordenado pela produtora cultural Studio de Ideias e pelo artista Rodrigo Rizo.

“Acreditamos no poder transformador da arte e na sua capacidade de conexão com a sociedade”, afirma Cleicio Poleto Martins, diretor-presidente da Eletrobras CGT Eletrosul. 

A etapa faz parte de um projeto que visa transformar diversos empreendimentos da Eletrobras em espaços de arte urbana por todo o país. A cidade de Recife (PE) foi a primeira a receber a iniciativa, com a pintura de um mural de 1.500 m² na Subestação Bongi, operada pela Eletrobras Chesf. A próxima instalação que será contemplada é a Subestação Guamá, em Belém (PA), operada pela Eletrobras Eletronorte. 

LEIA TAMBÉM
Painel que homenageia Cruz e Sousa será recriado no centro histórico de Florianópolis

Murais de Antonieta de Barros e Franklin Cascaes vão voltar ao cenário urbano da capital

“Promover arte e cultura é o propósito do Street Art Tour. E quando é realizado um mural coletivo reunindo mais de 60 artistas de todo o Brasil temos a certeza de que a troca entre essas diferentes linguagens artísticas e as pessoas que transitam por aquele espaço transforma o local. A partir daquele momento, inicia-se uma mudança diária no entorno — um processo vivo de ressignificação, pertencimento e inspiração contínua para todos do bairro Caminho Novo, onde está localizado o novo mural coletivo”, destaca Marina Tavares, produtora cultural e sócia da Studio de Ideias. 

Com 41 anos de operação comercial, a subestação Palhoça desempenha papel fundamental na interligação com outras instalações em Santa Catarina. Com quatro transformadores, a unidade possui 600 MVA de potência instalada e é telecontrolada pelo Centro de Operação do Sistema da Eletrobras CGT Eletrosul, em Florianópolis.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing