Com menos de 10% de prefeitas, Santa Catarina vai debater a participação da mulher na política

Santa Catarina tem menos de 10% de mulheres no comando das prefeituras municipais. O número é inferior à média nacional de 12%. Ao todo, de acordo com instituto Alziras, no Brasil são 673 mulheres comandando suas cidades e em Santa Catarina somente 28.  Para debater a participação das mulheres na política, a construção de conselhos municipais dos direitos das mulheres e políticas voltadas para as elas, a Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), promove no dia 6 de março o Seminário do Movimento de Mulheres Municipalistas Catarinenses, em Campos Novos.

Eventos que estimulem a participação feminina no campo político são importantes e necessários. Mesmo representando mais de 51,8% da população e mais de 52% do eleitorado brasileiro, mulheres ainda são minoria na política. Em ranking mundial, o Brasil aparece na 142° colocação em participação de mulheres na política entre 192 países.

O evento da Fecam conta com a parceria das secretarias de Saúde e Assistência Social, Mulher e Família e da União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC). A programação também prevê a apresentação do Observatório da Mulher e o relançamento oficial do Movimento de Mulheres Municipalistas de Santa Catarina.

Para Milena Lopes (PL), prefeita de Vargem e presidente da FECAM, “o Seminário representa um momento importante para fortalecermos a presença e a atuação das mulheres dentro da pauta municipalista catarinense. É mais uma iniciativa da FECAM no sentido de impulsionar o empoderamento feminino e incentivar a construção de políticas mais inclusivas. Contamos com a presença de todas para enriquecermos este diálogo”.


Foto: Divulgação.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.