O Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac-SC) chegou ao fim nesta sexta-feira (8) com um grande sucesso de participação e com debates importantes para os gestores públicos. Realizado pela Fecam, o evento reuniu, em Balneário Camboriú, mais de 5 mil pessoas, representando 220 dos 295 municípios catarinenses. Prefeitos, vice-prefeitos, deputados, vereadores, secretários municipais e estaduais, além de representantes do governo federal, marcaram presença para discutir soluções e desafios para o fortalecimento da gestão pública e o desenvolvimento local.
Durante os três dias de programação, o Comac-SC se fortaleceu como o maior evento municipalista do Estado, proporcionando muita troca de experiências e discussões sobre os temas mais relevantes para os municípios catarinenses. O congresso abordou temas como inovação na gestão pública, infraestrutura, políticas públicas de saúde, educação, mobilidade urbana, mudanças climáticas e o papel das mulheres na política.
O presidente da Fecam e prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, fez questão de destacar a importância do evento para o fortalecimento das administrações municipais e para o aprimoramento da gestão pública no Estado. “A participação de representantes de 220 cidades neste evento demonstra a força do municipalismo catarinense. O Comac-SC é o ponto de encontro onde os prefeitos e gestores compartilham suas experiências, aprendem e se fortalecem para enfrentar os desafios que os municípios enfrentam. Com coragem, dedicação e inovação, podemos construir um futuro melhor para todos os catarinenses”, afirmou Wan-Dall, que também é prefeito de Gaspar.
O evento contou com a presença de importantes nomes da política estadual e nacional, como o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal, que reforçaram o compromisso com os municípios e o apoio contínuo para a melhoria das políticas públicas.
Com a troca de conhecimento e o fortalecimento das parcerias, o Comac-SC segue sendo um marco para a gestão pública no Estado, contribuindo para que os municípios catarinenses superem desafios e avancem rumo a uma gestão mais eficiente e transformadora.
O evento também serviu como ponto de encontro para estabelecer novas redes de colaboração entre os municípios e as esferas estadual e federal, garantindo um futuro de maior desenvolvimento e prosperidade para Santa Catarina.