Comissão da Alesc promove conferências regionais sobre mudanças climáticas para COP30

Foto: Bruno Collaço/Agência AL

As conferências fazem parte da etapa preparatória para o Simpósio Estadual, que vai aprovar um relatório estadual para encaminhar à Presidência da COP30. A primeira conferência ocorrerá em Lages, na próxima segunda-feira, 11 de agosto. As inscrições são gratuitas ( eventos-escola.alesc.sc.gov.br/events/lages) e com Certificado da Escola do Legislativo da Alesc.

Começam na próxima semana as Conferências Regionais sobre Mudanças Climáticas em Santa Catarina, promovidas pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Marcos José de Abreu – Marquito (PSOL), em parceria com a Escola do Legislativo. Ao todo, serão cinco conferências, sendo que a primeira ocorrerá no município de Lages (Serra Catarinense), no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV/UDESC), dia 11 de agosto, às 18h30. As próximas serão em Joinville (20/08), Criciúma (03/09), Florianópolis (25/09) e Chapecó (03/10). As conferências fazem parte da etapa preparatória para o Simpósio Estadual, que vai aprovar um relatório estadual para encaminhar à Presidência da COP30.

O objetivo dessas conferências, em diferentes regiões do estado, é levantar contribuições autodeterminadas da sociedade catarinense, em consonância com o Mutirão Global pelo Clima, promovido pela COP 30. “Queremos mobilizar diferentes setores da sociedade, como as instituições de ensino, organizações da sociedade civil, setores público e privado, para apresentarmos propostas concretas de enfrentamento à crise climática”, informa o deputado Marquito. Ambientalista e engenheiro agrônomo, ele tem sido uma das vozes que se destaca nos debates sobre cuidados com o planeta e a preparação de populações e governos para o enfrentamento da emergência climática.

Nesta primeira etapa das conferências, estará presente Beto Veríssimo, enviado especial da COP 30. Ele é graduado em Engenharia Agrônoma pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e pós-graduado em Ecologia. É cofundador do Imazon e diretor do Centro de Empreendedorismo da Amazônia e do Índice de Progresso Social do Brasil (IPS Brasil). Também atua na promoção do desenvolvimento sustentável da região e coordena o projeto Amazônia 2030, além de pesquisador afiliado ao Brazil Lab da Universidade de Princeton.

SOBRE A COP 30

A COP30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), que acontecerá em Belém, no Pará, de 10 a 21 de novembro, deste ano. A COP é a reunião de países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), e tem como objetivo discutir questões relacionadas ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Segundo estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), publicadas no site do Governo Federal, “‘é esperado um fluxo de mais de 40 mil visitantes durante os principais dias da Conferência. Deste total, aproximadamente 7 mil compõem a chamada “família COP”, formada pelas equipes da ONU e delegações de países membros.’”

SERVIÇO

CONFERÊNCIA REGIONAL COP30 – SERRA CATARINENSE*

Construindo Contribuições Autodeterminadas para a Ação Climática

Data: 11 de agosto (segunda-feira)

Horário: 18h30

Local: Auditório Pinhão – Centro de Ciências Agroveterinárias – CAV/UDESC, Lages

Incrições gratuitas aqui!

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit