A cidade de Brusque recebeu nesta semana a visita de uma comitiva oficial do distrito de Karlsruhe, na Alemanha, em comemoração aos 10 anos de parceria climática e cooperação entre os dois municípios.

O encontro, uma tradição de anos, serve para estreitar os laços institucionais e culturais estabelecidos desde que o acordo foi firmado, tendo promovido intercâmbios estudantis e projetos conjuntos nas áreas de meio ambiente, inovação, sustentabilidade, educação e desenvolvimento urbano.
A chegada da comitiva alemã vai muito além da parceria em projetos para ambas as cidades. Ela contém uma valiosa simbologia. “Essa parceria é fundamental porque ela remonta toda a comitiva que veio colonizar Brusque, que veio da região de Karlsruhe”, comentou o prefeito André Vechi.
“Então a gente tem esse laço imigratório, essas raízes que nos unem. Essa parceria foi formalizada em 2011, mas antes disso ela já existia, com contatos, trocas de telefonemas e cartas, e a gente segue mantendo ela viva e fortalecendo esse laço”, completou o prefeito brusquense.
Durante a visita, os representantes do distrito de Karlsruhe participaram de reuniões com autoridades municipais, visitas técnicas a instituições locais e atividades culturais, como o Museu Casa de Brusque, com o objetivo de compartilhar experiências e avaliar novos campos de cooperação. A parceria entre Brusque e o distrito de Karlsruhe tem se destacado pelo estímulo à troca de conhecimento técnico e à construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável.
No período da tarde, os alemães foram até Blumenau, onde participaram de um encontro com representantes da Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE). Há o interesse de que outras cidades, tanto da região da AMVE, quanto da região de Karlsruhe, formem outras parcerias semelhantes às já existentes e, ontem mesmo, na terça-feira (28), foi assinada uma carta de intenção de parceria entre as partes.
A agenda do dia se encerrou na Câmara de Vereadores de Brusque, onde todos os vereadores se fizeram presentes e prestigiaram a comitiva alemã. Diversas comendas foram oferecidas e, para completar o clima festivo, um grupo musical brusquense realizou uma apresentação que encantou os alemães que estavam no plenário da Câmara.
Sob o ponto de vista alemão, a parceria remonta uma volta ao passado e traz fortes lembranças de sua própria origem. “Essas relações são muito importantes para a gente, porque mostram um pouco o nosso passado, como a gente viveu na nossa região de Karlsruhe”, comentou o administrador distrital do distrito de Karlsruhe, Christoph Schnaudigel.
“Mais de 150 anos atrás, as pessoas migraram do nosso distrito, chegaram no novo mundo para construir um novo futuro para suas famílias. E aqui eles realmente conseguiram. Isso nos mostra, por um lado, que o bem-estar no qual nós vivemos no nosso país não é nada natural, porque também vivemos um passado bastante complicado e difícil. Mas nos mostra também que, quando a gente tem países comuns, valores comuns, a gente tem que aproveitar tudo isso para olhar para o futuro”, completou Christoph.






