Como foi o ano dos vereadores de Blumenau no Instagram

Tem sido um exercício interessante analisar todo o ano dos vereadores das principais cidades de Santa Catarina. Confesso que isso faz parte da minha atividade profissional e o faço constantemente. No entanto, desta vez, a premissa é publicar aqui e compartilhar com todos alguns desses números, buscando naturalmente receber alguns feedbacks, o que tem tornado a análise ainda mais interessante.

A Câmara de Blumenau não fugiu ao padrão estabelecido nas grandes casas legislativas do Estado, nem ao padrão nacional: Continuamos a premiar com mais engajamento e adesão os vereadores que se posicionam nas pautas e mantêm seus posicionamentos ao longo do tempo. A frequência de produção de conteúdo e a conexão com a base eleitoral gera calor e adesão aos posts.

Metodologia:
A análise a seguir foi realizada com dados do FanpageKarma, uma plataforma de coleta de indicadores. Todos os indicadores podem ser conferidos e analisados individualmente utilizando essa ferramenta. Em todos os casos, os resultados foram recortados para exibir o TOP 10 da Câmara, considerando o número de reações, comentários e compartilhamentos. Os dados apurados referem-se ao período entre 01 de janeiro de 2023 e 28 de dezembro de 2023, data em que escrevo esta coluna.

Liderança do partido NOVO:
Mantendo o que aconteceu também em Florianópolis e São José, o vereador capaz de reunir mais adesão nas redes durante o ano foi Emmanuel Tuca, do Novo. Os vereadores desse partido dão uma valorização importante ao contato nas redes e mantêm pautas firmes e claras, uma receita certa de sucesso nas redes para aqueles que se aplicam. Emmanuel, apesar de não ser o líder em seguidores, é quem mais foi capaz de gerar conexão com o público e transformar isso em engajamento no Instagram, com mais de 367 mil reações em suas publicações, praticamente mil reações por dia.

Uso das redes em crescimento:
Os vereadores da casa legislativa cresceram em média 110% sua base de seguidores neste ano, um número super alto e que está diretamente ligado ao aumento na produção de conteúdo de todos os vereadores em relação ao ano anterior. Os vereadores publicaram em média 360 vezes durante este ano.
Viralização e novos seguidores:
O vereador Almir Vieira, que não tem um perfil tão digital como os demais, conseguiu o que praticamente ninguém conseguiu durante este ano na câmara: viralizou um post com um posicionamento forte em uma pauta local, a dos moradores de rua. Para se ter uma ideia do tamanho do boom, Almir ganhou milhares de seguidores em poucos dias graças à repercussão deste reels do dia 18 de outubro.

Graças a este post e aos seguidores que ele trouxe, Almir Vieira detém atualmente a maior base de seguidores na Câmara de Blumenau. Os temas que mais geraram engajamento foram o atentado à escola no início do ano, críticas ao PT em pautas nacionais, as chuvas intensas na região e publicações relacionadas à barragem de Luiz Boiteux.

Ranking dos TOP 10 vereadores de Blumenau ordenados pelo número de reações, comentários e compartilhamentos no ano:

É possível perceber uma câmara bem conectada com destaque para os vereadores que compões o “top 8” da casa. Considero em especial os conteúdos dos vereadores Alemão, Bruno Cunha e Silmara de excelente qualidade.

Distribuição das reações entre os vereadores de Blumenau:

O que isso tudo significa?

Estes indicadores proporcionam uma compreensão mais aprofundada da influência dos vereadores nas redes sociais, permitindo identificar aqueles que se destacam nesse aspecto. No entanto, é crucial ressaltar que esses dados não levam em consideração a localização geográfica do engajamento, o que sugere que uma parte significativa das reações em posts mais ideológicos ou com pouca relevância para Blumenau pode ocorrer fora do Estado.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.