logo-branco.png

7 de setembro de 2024

Como foi o ano dos vereadores de Florianópolis no Instagram

Com as eleições se aproximando no horizonte, 2023 foi um ano de intensa atividade dos vereadores de Florianópolis nas redes sociais, especialmente no Instagram. Para se ter uma ideia, todos os vereadores da casa registraram um crescimento acima de 10% no número de seguidores. A média de crescimento das bases foi notável, atingindo incríveis 37%, um número elevado, levando em consideração que estamos no terceiro ano dos mandatos.

Metodologia
A análise a seguir foi realizada com dados do FanpageKarma, uma plataforma de coleta de indicadores. Todos os indicadores podem ser conferidos e analisados individualmente utilizando essa ferramenta. Em todos os casos, os resultados foram recortados para exibir o TOP 10 da Câmara, considerando o número de reações, comentários e compartilhamentos. Os dados apurados são do período entre 01 de janeiro de 2023 e 21 de dezembro de 2023, data em que escrevo esta coluna.

Mais posicionamento, mais resultados online.

O que tem funcionado a nível nacional foi o que gerou resultados também na Câmara Municipal. Os quatro parlamentares com maior engajamento são todos defensores de pautas claras e têm posicionamentos firmes e fiéis aos grupos dos quais fazem parte, sejam eles ideológicos ou causas.

Em números absolutos, quem mais cresceu foi Manu Vieira, que registrou números de crescimento semelhantes aos principais parlamentares do estado em proporção ao tamanho da rede. A vereadora ganhou mais de 30 mil seguidores neste ano, representando um crescimento de 237%. Manu agora é a vereadora com mais seguidores no Instagram na câmara.

Os vereadores Afrânio e Carla Ayres também se destacam, com grande adesão nas redes e produção de conteúdo de primeira qualidade. Ambos estão entre os vereadores que mais produziram conteúdo neste ano, juntamente com Maryane Mattos e Diácono Ricardo.

A produção de conteúdo relevante é um desafio em todas as câmaras do país. É interessante observar como o processo de atenção às redes vem se intensificando na casa. Em comparação com a legislatura anterior, a atual está muito mais conectada à população, mais diversificada nos conteúdos e mais preocupada em entregar informação de qualidade. Todas as constatações são baseadas nos números coletados.

O gráfico abaixo mostra a distribuição percentual das reações no Instagram dos Vereadores de Florianópolis

Olhando para o conteúdo

O ranking abaixo lista os melhores conteúdos do ano entre os vereadores, levando em conta o número de curtidas.

Os posts mais bem-sucedidos evidenciam como o debate municipal não recebe a repercussão adequada nas redes, ao contrário do que deveria; praticamente todos os conteúdos abordam questões nacionais. Vale ressaltar que essa não é uma característica exclusiva da Câmara Municipal, mas sim um reflexo do que ocorre em toda a política nacional. Esse fenômeno está muito mais relacionado ao cidadão/eleitor do que aos políticos.

O que isso tudo significa?

Estes indicadores permitem compreender um pouco melhor a influência dos vereadores nas redes e identificar aqueles que se destacam mais nesse aspecto. No entanto, é importante lembrar que esses dados não consideram, por exemplo, a região onde o engajamento ocorre, e é provável que uma boa parte das reações em posts mais ideológicos ou com pouca ligação com Florianópolis ocorra fora do Estado.

Mais relevante do que observar os 10 maiores é notar o aumento da importância das redes sociais e do contato com a população. Todos os vereadores da casa aumentaram sua presença nas redes. Destaco ainda o excelente trabalho dos vereadores Maikon Costa e Diácono Ricardo, que só não figuram no top 10 devido às suas bases menores de seguidores; no entanto, a taxa de engajamento de ambos é superior a 2,6 engajamentos a cada 100 seguidores, um número excelente que demonstra a conexão deles com o público que os segue.

Este é um ponto que deve servir de alerta. Grandes números sem gerar conexão com o cidadão, sem a capacidade de estabelecer valores ou mobilizar, não têm grande utilidade para nenhum político. As redes sociais são canais de relacionamento e construção. Parabéns aos parlamentares que estão atentos a isso e, consequentemente, escutam e se aproximam diariamente da população.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing