Conferência microrregional do programa SC Mais Inovação, marca lançamento do movimento Educação & Inovação para o Futuro em Santa Catarina

Em evento que marcou a abertura das conferências microrregionais do programa SC Mais Inovação, desenvolvido pelo governo do Estado e executado pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), foi lançado nesta quarta-feira (22), em Blumenau, o movimento Educação & Inovação para o Futuro em Santa Catarina.
Interligado ao SC Mais Inovação, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o projeto busca integrar o poder público, iniciativa privada, entidades associativas, instituições de ensino e sociedade civil com objetivos comuns: estimular a inovação e o empreendedorismo, formar capital humano para os novos desafios da economia e gerar valor para os produtos e serviços catarinenses.

A presidente da Acafe, Luciane Ceretta destaca que a iniciativa reflete o compromisso de Santa Catarina em liderar o desenvolvimento de soluções educacionais que atendam às demandas do presente e preparem o Estado para o futuro.

“Estamos unindo esforços para transformar a educação e preparar nossas futuras gerações para os desafios de um mundo cada vez mais tecnológico, dinâmico e globalizado, em tempos que demandam também uma cultura de inovação e empreendedorismo. Nossos jovens, que em breve estarão ocupando o mercado de trabalho, precisam estar preparados para isso” avalia.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, o movimento vem ao encontro de todo trabalho desenvolvido pelo Estado nos últimos dois anos. “Um dos grandes pilares dessa gestão está no desenvolvimento, tecnologia e inovação. Este movimento só vem fortalecer e integrar tudo isso que está sendo feito. Santa Catarina já é um estado inovador e eu não tenho dúvidas de que será uma nova virada de chave e um novo momento para nosso estado”, comenta.

As informações detalhadas sobre o movimento estão disponíveis no site educacaoeinovacao.scti.sc.gov.br, que também foi divulgado nesta quarta.

Conferência em Blumenau

A conferência microrregional de Blumenau ocorreu no Centro de Inovação do município, em programação que teve ainda visitas a empresas e encontros com o setor produtivo. O governador Jorginho Mello esteve presente e ressaltou a importância do encontro e dos objetivos do programa:
“Nós acreditamos em inovação. Quem não inovar, vai ficar para trás. Nós temos que entender esse cenário e aí o Estado, a Academia, a sociedade civil, devem ajudar nessa construção, para que Santa Catarina tenha resultados ainda melhores. Nosso Estado já é diferenciado, pela nossa competência, pelos nossos valores, e vamos continuar nos desenvolvendo.”


O SC Mais inovação foi lançado pelo governo do Estado em outubro de 2024 e tem como objetivo o fortalecimento da inovação e tecnologia em Santa Catarina. O programa tem a meta de atingir 86 mil empregos no setor, além de expandir a participação do empreendedorismo inovador e tecnológico no PIB catarinense, subindo de 7,5% a 10%. As conferências microrregionais têm como principal intuito incentivar a troca de conhecimentos e experiências, além de promover a colaboração entre universidades, empresas e autoridades locais.


A agenda da semana inclui encontros em Rio do Sul, nesta quinta-feira (23) e em Curitibanos e Campos Novos na sexta (24).

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit