A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, nesta terça-feira (17), o projeto que cria o Sistema Estadual de Acompanhamento e Monitoramento para Combate à Violência nas Escolas. A proposta, elaborada pelo comitê Integra e subscrita por todos os 40 deputados estaduais, tem o objetivo de fortalecer prevenção para a segurança das escolas.
O projeto envolve a criação de uma plataforma digital que vai integrar informações das escolas com diferentes órgãos, como Polícia Militar, Ministério Público, Polícia Civil, Tribunal de Justiça e Secretaria de Educação. O sistema permitirá o mapeamento geoespacial das ocorrências, identificando áreas de maior risco e facilitando a implementação de medidas preventivas.
Para a deputada Paulinha, coordenadora técnica do Integra, a iniciativa representa um avanço necessário para a segurança no ambiente escolar: “Esse sistema vai nos permitir acompanhar de forma permanente o que acontece nas nossas escolas e agir antes que a violência se manifeste. É mais uma ferramenta para proteger alunos e educadores.”
O projeto é parte de uma série de medidas propostas pelo Integra, formado por 27 instituições e oficializado neste ano como o comitê permanente para discutir segurança escolar, que propôs 11 projetos de lei após vários estudos. Com a aprovação no plenário, o texto segue agora para a sanção do governador do estado.
Foto: Bruno Collaço / Agência AL