
Em audiência pública realizada nesta terça-feira (15) na Câmara de Vereadores, o presidente da Casan, Edson Moritz, afirmou que a concessionária tem capacidade financeira para cumprir a meta de 90% de esgotamento sanitário em Florianópolis até 2032. Hoje o índice está em 68%. Moritz disse que a empresa de economia mista tem sido vítima de uma “campanha deliberada” e criticou “guerras narrativas” envolvendo o contrato com a prefeitura da capital, que encerra daqui a sete anos. Além disso, ele considerou que “o Sul da Ilha está sendo boicotado”, em referência à decisão da Justiça Federal que proibiu a continuidade da obra e suspensão da licença ambiental para a ETE do Rio Tavares. “Não há cidade inteligente possível sem saneamento básico. A Câmara vai continuar cobrando a Casan, a prefeitura e os órgãos reguladores para que esse contrato não fique apenas no papel”, disse o vereador Rafael de Lima (PSD), o Rafinha, que presidiu a audiência convocada pelas comissões de Orçamento, Finanças e Tributação; Viação, Obras Públicas e Urbanismo; e Meio Ambiente.
CARGAS
O terminal de cargas áreas internacionais do Aeroporto Internacional Hercílio Luz registrou crescimento de 44% na tonelagem de cargas movimentadas entre janeiro e junho de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado. O excelente desempenho colocou o Floripa Airport Cargo na terceira posição do ranking dos terminais que mais cresceram na América Latina e o primeiro do Brasil. O levantamento foi divulgado pela consultoria Rotate. Nos primeiros seis meses do, o número de empresas que utilizaram o terminal da capital de Santa Catarina foi 42% maior do que no primeiro semestre de 2024. Os importadores se beneficiam das rotas regulares para os principais hubs logísticos dos EUA e Europa, além da infraestrutura para receber e armazenar mercadorias que necessitam de temperatura controlada.
PATINETES
A prefeitura de Florianópolis realiza, nesta quinta-feira (17), das 13h às 17h, na praça Santos Dumont, na Trindade, uma ação educativa para incentivar o uso seguro de patinetes elétricos. A atividade é organizada pela Secretaria Executiva de Operações de Mobilidade, com apoio da Guarda Municipal e da empresa Whoosh. “Nosso objetivo é simples: ajudar as pessoas a usarem o patinete com mais segurança e responsabilidade. É uma forma de mostrar que esse tipo de transporte pode, sim, fazer parte da mobilidade urbana, desde que usado com consciência”, afirma o secretário Araújo Gomes.
GESTÃO DA ORLA
O Movimento Floripa Sustentável promove na próxima segunda-feira (21), no Majestic Palace Hotel, um almoço estratégico com o tema “Gestão da Orla – Florianópolis em busca da autonomia”. Os palestrantes serão o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), e o superintendente da Secretaria do Patrimônio da União em Santa Catarina (SPU/SC), Juliano Pinzetta. O debate terá a participação da professora Marinez Garcia Scherer, coordenadora do Laboratório de Gestão Costeira Integrada da UFSC, e o capitão de Mar e Guerra da Capitania dos Portos de Santa Catarina, Cristian Modesto de Rezende.
ECONOMIA DO MAR
O presidente da Associação Náutica Brasileira (Acatmar), Leandro Mané Ferrari, está em Manaus para uma agenda institucional que inclui reuniões estratégicas, visitas técnicas e palestra no 1º Workshop Náutico Amazonáutica – Desafios e Oportunidades, que acontece nesta quarta (16) e quinta-feira (17). “A cooperação entre regiões é essencial para fortalecer o setor de forma articulada, técnica e propositiva”, afirma Mané Ferrari, que vai tratar de temas considerados importantes para o desenvolvimento do setor, como a organização e divulgação de dados náuticos de forma estruturada, a integração das cadeias produtiva e o fortalecimento da economia do mar como vetor de geração de emprego, renda e oportunidades em todo o Brasil.
Gás natural – Será lançado no dia 5 de agosto, em Florianópolis, o livro “Gás Natural: notas de um percurso” (Editora da Udesc), do pesquisador Leonardo Mosimann Estrella. A obra será apresentada durante evento no auditório do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) com um debate que reunirá Guilherme Estrella, ex-diretor da Petrobras, Cosme Polêse, ex-presidente da SC Gás, e José Messias Bastos, professor da UFSC.
Empreendedorismo – Acontece nesta quinta-feira (17), das 19h às 21h45, a 6ª Rodada Empreendedora ACIP (Associação Empresarial de Palhoça). De acordo com a entidade, é uma oportunidade para o empresário ampliar a rede de contatos, estabelecer parcerias estratégicas, identificar novas oportunidades e gerar visibilidade para a marca. Interessados podem se inscrever pelo Sympla, com ingressos entre R$ 30,00 e R$ 60,00.