“Transição sustentável precisa incluir micro e pequenos empreendedores”, diz Décio Lima na COP 30

O presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, participou na segunda-feira da cerimônia de abertura da COP 30, em Belém (PA). Principal liderança do PT em Santa Catarina, ex-deputado federal e candidato ao governo do estado em 2018 e 2022, Lima representou a entidade de fomento aos pequenos negócios.

Presidente do Sebrae e líder do PT catarinense, Décio Lima participou da abertura da COP 30 em Belém.
Décio Lima na abertura da COP 30. Foto: Charles Damasceno, Divulgação.

Décio Lima defendeu que a transição para uma economia sustentável deve incluir os micro e pequenos empreendedores. Ele também estabeleceu uma conexão direta entre o debate climático global e a realidade catarinense.

– Isso não é apenas um compromisso com a natureza. É um compromisso com o ser humano. Precisamos agir juntos no enfrentamento das mudanças climáticas. Estamos vendo, no Sul do país e em Santa Catarina, o impacto direto das catástrofes provocadas pelo clima – afirmou Décio.

O presidente do Sebrae classificou a realização da COP no Brasil como simbólica e estratégica, chamando-a de “COP real”, feita a partir dos biomas brasileiros.

– Estamos oferecendo ao mundo a COP real — aquela que se faz a partir dos nossos seis biomas, da Amazônia viva e da força do povo brasileiro. O Brasil e Santa Catarina estão dando um passo fundamental. Estamos dando um exemplo para a humanidade – disse o catarinense.

A cerimônia de abertura foi conduzida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em seu discurso, Lula defendeu a decisão de sediar a conferência na Amazônia, apesar dos desafios logísticos.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit