A decisão da Agência Nacional do Petróleo (ANP) de interditar o posto de abastecimento de combustível do Veleiros da Ilha (Iate Clube de SC) afeta o setor náutico de Florianópolis às vésperas do início da temporada de verão 2025/2026. A autuação teria sido motivada por uma questão formal, vinculada ao enquadramento da estrutura como ponto de abastecimento.
Segundo o advogado Ernesto São Thiago, atuante em Direito da Orla e fundador da Destino Náutico Consultoria, o caso revela tanto um problema regulatório quanto um desafio de planejamento náutico. Ele acompanha projetos de abastecimento em diversas regiões do país, como o píer em implantação no Canal de Bertioga, litoral norte paulista, além de consultorias prestadas em Búzios e a iniciativas que estudam novos pontos de abastecimento na bacia da Lagoa da Conceição. Segundo ele, “a solução passa por ajustar o enquadramento jurídico da operação ou estabelecer parceria com revendedor autorizado, caminhos capazes de restabelecer o serviço e, ao mesmo tempo, abrir espaço para discutir uma infraestrutura mais moderna e compatível com a realidade da navegação na capital”.
Procurado, via assessoria de comunicação, o Veleiros informou que não vai se manifestar no momento e que espera resposta sobre o pedido de liminar feito ao Judiciário.
NORTE DA ILHA
A retirada do Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira do programa de concessão à iniciativa privada e transferência da estrutura para a Educação frustrou o trade turístico de Florianópolis. A preocupação é com o retrocesso na área de eventos – que já enfrenta dificuldades pela falta de espaços que abriguem eventos grandes de forma simultânea. No Norte da Ilha, o sinal amarelo está aceso: a pergunta é se, com a mudança de rota, o grupo português vai manter o investimento de R$ 150 milhões em um hotel no Sapiens Parque.
LEIA TAMBÉM:
Educação vai assumir Centro de Eventos Luiz Henrique, anuncia Jorginho
Decisão sobre uso do centro de eventos Luiz Henrique repercute em Florianópolis
TEATRO PEDRO IVO
Depois de uma obra de revitalização, o Teatro Pedro Ivo Campos será reaberto no próximo dia 18, com um show especial da Camerata Florianópolis junto com os campeões das edições de 2024 e 2025 do Santa Catarina – Festival de Música, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). A entrada será gratuita, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível, e retirada de ingressos pelo site Blueticket. Fechado desde março de 2024, o espaço reabre as portas com novas poltronas, cortina cênica renovada, novo sistema de ar condicionado e telhado totalmente trocado. O investimento foi de R$ 3,4 milhões.

O Aeroporto Internacional de Florianópolis iniciou obras de melhorias na área de espera destinada aos motoristas de Uber. O objetivo é tornar o espaço mais confortável, seguro e funcional para quem utiliza o local diariamente. Entre as principais intervenções no bolsão está a pavimentação, que vai fazer a diferença especialmente nos dias chuvosos. Além das duas câmeras fixas já existentes, será instalada uma câmera de vigilância móvel. As imagens são monitoradas pelo aeroporto e compartilhadas com os órgãos de segurança. De acordo com a concessionária Zurich Airport Brasil, as obras devem ser concluídas ainda em 2025. Foto: divulgação
