Na primeira sessão da nova Legislatura, parlamento manifesta preocupação com a melhoria da estrutura da Defesa Civil e escolhe membros das comissões permanentes
Defesa Civil, segurança pública e o compromisso com as necessidades da população foram os temas que pautaram a primeira Sessão Ordinária de 2025 da Câmara Municipal de São José, nesta segunda-feira (3). O presidente da Casa, vereador Matson Cé, destacou que as questões de defesa da população contra os problemas causados pelas questões climáticas serão uma das principais bandeiras do Legislativo.
De acordo com ele, serão realizados encontros e debates sobre as necessidades e melhoria da estrutura da cidade para o atendimento às pessoas em caso de enchentes, enxurradas, vendavais e outros problemas causados por questões climáticas. Questões em comum das cidades da Grande Florianópolis devem ser debatidas com a participação de outras câmaras e em conjunto com o governo do Estado. “Temos que estar preparados pois estamos enfrentando muitas mudanças no clima”, acrescentou, lembrando dos problemas enfrentados pelo Rio Grande do Sul.
O presidente da Câmara ainda lembrou da importância de a Casa apresentar soluções em busca de uma cidade melhor. “Chamar a população para construir soluções e cobrar o que não está correto”, complementou.
Segurança
Logo no começo da Sessão o vereador Rodrigo de Andrade apresentou proposta para a criação de uma nova comissão permanente no Legislativo, exclusiva para tratar da segurança pública. O projeto de resolução foi acolhido pela Mesa Diretora e deve agora seguir os trâmites internos até ser votado em plenário.
Mensagem do prefeito
O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, compareceu à sessão, acompanhado do vice, Michel Schlemper, para a mensagem anual aos vereadores. Ele destacou que a primeira sessão ordinária da nova legislatura marca a renovação do compromisso com a população e destacou a importância dos vereadores no processo de construção do município. “Parceria não se trata de uniformidade de ideias, mas sim de propósitos para transformar projetos em ações concretas em favor do município”, destacou.
Orvino também destacou a importância dos projetos em andamento na área de mobilidade urbana e afirmou que precisa do apoio dos vereadores para avançar com as obras que estão previstas. Ele também prometeu diálogo aberto e constante.
Formação das comissões
A pauta única da primeira sessão tratou da formação das comissões permanentes da Casa, que são responsáveis pela análise dos projetos conforme o Regimento Interno.
Para a comissão de Constituição, Justiça e Redação foram escolhidos os vereadores Cryslan de Moraes, Aline da Silva Castro e Alexandre Velha.
Para a comissão de Finanças e Orçamento foram escolhidos os vereadores Nardi Arruda, Romeu Vieira Neto e Edilson Alzemiro Vieira.
Para a comissão de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente foram escolhidos os vereadores Clonny Capistrano, Sanderson de Jesus e Rodrigo de Andrade.
Para a comissão de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social e Defesa do Consumidor, foram escolhidos os vereadores André Guesser, Constancio Maciel Neto e Edilson Alzemiro Vieira.
Para a comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência foram escolhidos os vereadores Cae Martins, Vera Pinheiro e Vinícius Ramos.