Delegado Egídio (PL) foi eleito prefeito de Blumenau neste domingo (6). Egídio fez 51,40% dos votos, contra 30,26% de Odair Tramontin (NOVO), 15,72% de Ana Paula Lima, 1,83% de Ricardo Alba (Podemos) e 0.81% de Rosane (Psol).
A disputa em Blumenau foi marcada pelo agrupamento de grupos que se enfrentaram em eleições recentes em torno do PL do candidato Delegado Egídio. Sob comando do governador Jorginho Mello, o PL filiou o deputado estadual para concorrer nas eleições e também o atual prefeito Mario Hildebrandt – mesmo com as reclamações públicas do deputado estadual Ivan Naatz (PL). O movimento juntou na mesma coligação grupos políticos que se enfrentaram em 2020 – Egídio é ligado ao ex-prefeito João Paulo Kleinübing.
A composição garantiu a maior coligação de partidos e o maior número de candidatos a vereador, mas também fez de Delegado Egídio o alvo principal dos demais adversários. O candidato do PL mostrou incomodo com a situação, especialmente na defesa do legado do prefeito Mário Hildebrandt – que pouco apareceu na campanha oficial. Na reta final, Tramontin cresceu nas pesquisas e emparelhou com Egídio, enquanto Ana Paula Lima (PT) recebeu o voto da esquerda de Blumenau.