O nome do pré-candidato preferido do governador Jorginho Mello (PL) para a prefeitura de Blumenau estava na fotografia que registrou a filiação do prefeito Mario Hildebrandt, quinta-feira passada, ao PL.
Ainda filiado ao novato PRD, produto da fusão entre PTB e Patriota, e com filiação dada como certa no MDB, o deputado estadual Delegado Egídio Ferrari era o escolhido em um jogo camuflado pela presença de diversos nomes – o ex-prefeito e ex-deputado federal João Paulo Kleinübing, a vice-prefeita Maria Regina Soar, a secretária estadual adjunta da Educação Patrícia Lueders, e por aí vai.
Foi logo após o encontro permeado de lideranças locais e estaduais do PL que o até então avulso Delegado Egídio ouviu de Jorginho a proposta para também ingressar no partido e ser o pré-candidato a prefeito. Até então, o deputado estadual – em primeiro mandato na Assembleia Legislativa – não vinha mostrando muito entusiasmo com possibilidade de concorrer a prefeito.
Persuasivo, Jorginho saiu do encontro com um pré-candidato e a perspectiva de aumentar a bancada estadual do PL – que já é a maior da Alesc, com 11 integrantes.
Para oficializar o anúncio, faltava conversar com os emedebistas. Afinal, Egídio já até participa das reuniões de bancada do MDB no parlamento estadual. A ideia era conversar com o deputado federal e presidente estadual da sigla, Carlos Chiodini, antes da reviravolta vazar.
Aparentemente, não deu. A informação foi publicada na tarde desta segunda-feira pelo jornalista Marcelo Lula.
Semanas atrás, em conversa com Bruno Mello – filho e um dos articuladores políticos do governador -, perguntei se havia chance do PL apoiar em Blumenau uma candidatura de Egídio pelo MDB.
- Se é para apoiar Egídio no MDB, melhor lançar ele no PL – disse Bruno.
O jogo estava sendo jogado. Com Egídio no PL, Jorginho e Mario Hildebrant tem em Blumenau um nome com frescor e com origem na área de segurança pública para enfrentar o promotor aposentado Odair Tramontin (Novo), que terá na cidade o apoio do PSD.
Foto – Na filiação de Mario Hildebrandt ao PL, Delegado Egídio já estava entre futuros colegas do PL. Crédito: Divulgação.