
O vereador Rafael de Lima (PSD), o Rafinha, apresentou um projeto de lei que institui oficialmente o “Bairro Universitário Ferreira Lima”, abrangendo toda a área da Universidade Federal de Santa Catarina, na Trindade. A iniciativa ocorre depois que o Conselho Universitário, em sessão polêmica, decidiu retirar a homenagem ao ex-reitor, que dava nome do campus. “Em vez de apagar nomes que representam a história da cidade, precisamos reafirmá-los. É um gesto de respeito à memória do professor João David e à luta pela educação pública e de qualidade em Florianópolis”, destaca o autor. O PL estabelece que a denominação passe a constar em todas as sinalizações oficiais, registros cartográficos, endereçamentos e documentos públicos relacionados à localidade, conforme delimitação geográfica correspondente ao campus. O objetivo, segundo o vereador, é garantir, por meio da legislação municipal, a preservação de uma referência simbólica e geográfica que faz parte da história da cidade e do Estado. A iniciativa também é uma “resposta à indignação expressa por amplos setores da sociedade florianopolitana e catarinense, que consideraram a retirada do nome de Ferreira Lima como um desrespeito à memória de um dos maiores educadores do Estado”.
TRAGÉDIA – Em edição extra do Diário Oficial, neste sábado (21), o governador em exercício, Francisco de Oliveira Neto, decretou luto oficial de três dias pela morte de oito pessoas na queda de um balão em Praia Grande, no Sul catarinense.

Depois de dez dias em Israel, a vice-prefeita de Florianópolis, Maryanne Mattos (PL), desembarcou neste sábado (21), às 19h, no Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Ela veio de um voo que partiu da Jordânia, após sair do território israelense via terrestre. A volta ao Brasil foi antecipada por conta da guerra com o Irã.
VAGAS – Serão criadas, nos próximos dias, cerca de 130 novas vagas para estacionamento de motos na região central de Florianópolis.