Depois de tumulto em sessão, vereador aciona conselho de ética contra vereadora em Florianópolis

O vereador João Paulo Ferreira (PL), o Bericó, entrou com uma representação disciplinar no Conselho de Ética da Câmara de Florianópolis contra a vereadora Ingrid Sateré Mawé (PSol) por “conduta atentatória ao decoro parlamentar” na sessão desta segunda-feira (18), que foi suspensa depois de confusão em plenário. Protocolado no Legislativo, o documento será lido na próxima segunda-feira (25).

De acordo com Bericó, a vereadora demonstrou “descontrole emocional” ao “agarrar suas vestes” e proferir “palavras ofensivas” em plenário. “Tal conduta, de caráter agressiva e desrespeitosa, não apenas comprometeu a ordem da sessão, como também configurou clara afronta à dignidade do mandato parlamentar, à urbanidade que deve prevalecer no recinto e ao respeito mútuo entre os membros deste parlamento”, afirma.

Depois do episódio, Ingrid disse que foi “silenciada” ao pedir questão de ordem para contrapor a manifestação de Bericó na tribuna e argumentou que existe um “acordo tácito” que permite o procedimento. Ela também afirmou ter sido vítima de “violência política de gênero”.

Na sessão desta terça-feira (19), o presidente João Cobalchini (MDB) pediu rigor no cumprimento do regimento – que não prevê uso da questão de ordem para contestar a tribuna e que isso seja feito no horário dos partidos.

O ÚLTIMO AZUL
Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim, “O Último Azul” terá pré-estreia em Florianópolis no próximo sábado (23), às 20h30, no Paradigma Cine Arte. Dirigido por Gabriel Mascaro (“Boi Neon” e “Divino Amor”) , o filme entra no circuito nacional no dia 28 de agosto. Protagonizado por Rodrigo Santoro e Denise Weinberg, “O Último Azul” foi selecionado também para os festivais de Cartagena, Buenos Aires e Guadalajara, onde recebeu o prêmio de Melhor Filme Iberoamericano de Ficção e o Prêmio Maguey de Melhor Interpretação para Denise Weinberg.

Rodrigo Santoro e Denise Weinberg em cena do premiado “O Último Azul”: pré-estreia em Florianópolis

BAIRRO FERREIRA LIMA
Por sugestão da procuradoria da Câmara de Florianópolis, o PL protocolado inicialmente em junho para criar oficialmente o “Bairro Universitário Ferreira Lima” foi arquivado e substituído há poucos dias por um projeto de lei complementar com o mesmo teor. O texto será submetido diretamente à relatoria da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Pela proposta do vereador Rafael de Lima (PSD), o Rafinha, a nova denominação abrange toda a área do campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Trindade. A iniciativa ocorre depois que o Conselho Universitário, em sessão polêmica, decidiu retirar a homenagem ao ex-reitor, que dava nome do campus. “Em vez de apagar nomes que representam a história da cidade, precisamos reafirmá-los. É um gesto de respeito à memória do professor João David e à luta pela educação pública e de qualidade em Florianópolis”, afirma Rafinha.

MATU MIRANDA
Sucesso na abertura do Festival Franz Cabaret, em março, o cantor, compositor e violinista sul-mato-grossense Matu Miranda volta a Florianópolis. Ele sobe ao palco do Delfino nesta quinta-feira (21), às 21h30. Finalista do The Voice Brasil 2023, Matu é reconhecido como um dos grandes nomes da nova geração da música brasileira, com um trabalho que mistura MPB, jazz, música instrumental e influências do cancioneiro regional. Já dividiu palco e estúdios com Lenine, Edu Lobo, Pitty, Fernanda Abreu, Zé Ibarra, Mari Jasca, Giuliano Eriston e Michael Pipoquinha. Ingressos disponíveis na plataforma pensanoevento.

HERCÍLIO LUZ
Por solicitação do Consórcio Fênix, que opera o transporte coletivo em Florianópolis, a Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade do Estado mudou o horário de tráfego de veículos na ponte Hercílio Luz. Desde segunda-feira (18), a estrutura está sendo liberada às 5h da madrugada e não mais às 6h, como vinha ocorrendo nos últimos anos. A mudança ocorre depois que a Prefeitura de Florianópolis estabeleceu um corredor exclusivo para o transporte coletivo na região continental, mais precisamente no fim da rua Gaspar Dutra. De acordo com a secretaria, a alteração “reduz o tempo de deslocamento dos ônibus coletivos”. Estima-se que 46 ônibus passarão pela ponte todas as segundas entre 5h e 6h.

ILHA DO CAMPECHE
“O decreto que cria a Unidade de Conservação Municipal da Ilha do Campeche, assinado nesta segunda-feira (18), cumpre apenas uma das obrigações previstas no acordo homologado pela Justiça Federal. Esse acordo tem natureza de sentença, encerrou a fase de conhecimento da ação civil pública e transformou-se em título executivo judicial. A partir de então o processo segue em fase de cumprimento de sentença. Se todas as cláusulas forem observadas não haverá movimentação judicial relevante, mas em caso de descumprimento poderá haver execução para forçar o cumprimento”, afirma Ernesto São Thiago, advogado atuante em Direito da Orla e fundador da Destino Náutico Consultoria.

A partir de agora, segundo ele, a principal obrigação passa a ser a elaboração e aprovação do Plano de Manejo, que será o instrumento definitivo para consolidar a gestão da ilha. “É nele que estarão disciplinadas de forma estável as regras sobre transporte, desembarque, áreas de banho, capacidade de carga, preservação ambiental, valorização cultural e participação das comunidades tradicionais. Até que esse plano esteja em vigor, continuam valendo as regras provisórias do acordo e dos TACs anteriores”, esclarece.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing