A previsão de corte no orçamento do DNIT-SC no Orçamento de 2026 resultou em críticas ao governo federal na Assembleia Legislativa. O deputado Napoleão Bernardes (PSD) citou o corte de investimentos nas rodovias federais de Santa Catarina. “A previsão orçamentária para 2026, para a BR 470, por exemplo, não chega a metade do valor investido em 2023 nas nossas rodovias. Um descaso com os catarinenses.”

Outro ponto criticado pelo parlamentar é a proposta de que a carteira de motorista no Brasil seja concedida sem o condutor passar por uma autoescola. “Demagogia e populismo que podem custar muitas vidas”, comentou.
O deputado Lunelli (MDB) destacou a preocupação com os gastos do governo federal e ações que não cortam gastos. “O populismo pode sair muito caro. No plano federal vemos sinais preocupantes com a ampliação de programas sociais e ampliação de benefícios sem cortar gastos. São ações que podem trazer alívio agora, mas lá na frente o preço virá em forma de crise e inflação.”
A portaria 445 de 2014, do governo federal, foi criticada pelo deputado Junior Cardoso (PRD). O parlamentar destacou que o documento reconhece as espécies de peixes e invertebrados aquáticos da fauna brasileira ameaçadas de extinção, fazendo com que pescadores tenham que descartar grande parte da pesca. “Vemos pescadores honestos jogando fora peixes bons enquanto brasileiros em algumas regiões do país disputam por carcaças para matar a fome.”
As críticas ao governo federal também foram feitas pelo deputado Sargento Lima (PL), o qual relatou a incitação ao crime contra o ex-presidente. “O que vemos hoje é um lado político falando tudo o que quiser, incitando a violência e o outro lado deve ficar calado.”