Desafios para fortalecer a “economia do mar” são discutidos em Florianópolis

O IV Fórum de Capacitação Técnica Acatmar, realizado em Florianópolis nesta terça-feira (18), discutiu o cenário atual e os desafios da chamada “economia do mar”. De acordo com o presidente da associação, Leandro Mané Ferrari, o setor deve se inspirar em países como Itália e Espanha, onde o segmento é forte e está entre as quatro maiores forças econômicas e geradoras de emprego. Ferrari defendeu uma capacitação cada vez maior dos profissionais que trabalham no ecossistema.

Na mesma linha, falou o senador Esperidião Amin (PP, presidente da recém-criada Frente Parlamentar da Economia do Mar do Setor Náutico. “A capacitação e a formação contínua são o alicerce para que a economia do mar se torne uma das maiores forças empregadoras do nosso país. Esta é a bandeira central da nossa frente parlamentar para este ano”, afirmou Amin.

O evento foi no IFSC Continente, que está criando uma marina escola, projeto que prevê um espaço para cursos, incuindo manutenção náutica e gastronomia do mundo náutico. Segundo Mané Ferrari, será um passo importante para a inclusão social e para atender a demanda de futuros projetos de infraestrutura, como o Parque Urbano e Marina da Beira Mar Norte.

ONDE FOI PARAR MINHA ALEGRIA?
O médico Guido Boabaid May lançou em Florianópolis o livro “Onde foi parar minha alegria?” (Buzz Editora). A obra propõe um olhar sensível sobre saúde mental, depressão e autoconhecimento, unindo literatura e música em uma experiência inédita. Na noite de autógrafos, na Casa Hurbana, Guido fez um pocket show de sua banda com canções inéditas. Foto: Marco Cezar, divulgação

REFORMA TRIBUTÁRIA
Será realizado nesta terça-feira (18), às 18h30, o evento “Reforma Tributária em Debate – Especial 44 Anos Orsitec”. Economistas, advogados e empresários vão trocar informações sobre os reflexos das mudanças tributárias aprovadas no país. “Nosso propósito é levar informação clara e útil. Queremos ajudar a população e os empreendedores a entenderem como essas mudanças impactam o dia a dia e quais estratégias podem fazer a diferença nessa transição”, explica o economista e analista de mercado da Orsitec, João Victor da Silva. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.

PROCURADOR
Recém-conduzido ao cargo, o procurador-geral da República Paulo Gonet estará em Florianópolis no dia 2 de dezembro para a palestra de abertura do IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas.Segundo o TCE/SC, estão confirmadas as presenças dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, Flávio Dino e André Mendonça, além do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas. O evento vai reunir cerca de 2,5 mil pessoas no CentroSul.

Legislação – A prefeitura de Florianópolis prorrogou até 18 de dezembro a consulta pública sobre a revisão da lei de parcelamento do solo.


Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing