
A filósofa, escritora e ativista Djamila Ribeiro foi a responsável pela palestra de abertura do 35º CONCARH – Congresso Catarinense sobre Gestão de Pessoas –, que começou nesta quarta-feira (9), no CentroSul, em Florianópolis. Com o tema “Qual a tua voz?”, o evento promovido pela ABRH-SC propõe reflexões sobre diversidade, escuta ativa e transformação nas organizações.
Djamila reforçou a importância de reconhecer e respeitar as diferentes perspectivas dentro da sociedade. “Lugar de fala é de onde se fala, não o que se fala”, afirmou. Para ela, ouvir as vozes que vêm de outros lugares é essencial, mesmo quando provocam desconforto. “Essas vozes podem trazer desconforto, mas é preciso realmente ouvi-las para aprender”, completou, destacando especialmente as vozes negras e femininas.
A diretora de conteúdo do CONCARH, Mariane Nicoloso, ressalta que a diversidade está presente não apenas como tema, mas como prática da programação. “É assim que fazemos um evento realmente diverso, com diferentes perspectivas em temas como negócios, liderança e inovação”, explica.
Ações afirmativas e inclusão
Além da programação de conteúdo, o congresso deste ano também investe em iniciativas concretas para ampliar o acesso e garantir inclusão. Entre as ações, estão a distribuição de 50 ingressos gratuitos para lideranças de organizações sociais, como forma de fortalecer o terceiro setor com formações voltadas à gestão.
O CONCARH segue até sexta-feira (11), com painéis, workshops, feira de negócios e uma programação que prioriza a escuta, o respeito às diferenças e o protagonismo de múltiplas vozes.