Documento raro passa por restauração e volta ao Arquivo Histórico de Florianópolis

O Arquivo Histórico de Florianópolis, mantido pela Fundação Franklin Cascaes, voltou a disponibilizar para consulta um manuscrito de 1828 contendo leis e decretos do período Imperial. O documento, reconhecido por sua raridade, já integrava o acervo permanente, mas precisou passar por um processo de recuperação. A restauração, realizada a partir do projeto proposto por Samantha Mannes Guesser em parceria com uma empresa especializada, foi financiada com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O próximo passo, de acordo com a fundação, será a digitalização do manuscrito, para garantir sua preservação a longo prazo e ampliar o acesso ao público. A digitalização será realizada em parceria com a Hemeroteca Catarinense.

POSSE
O procurador Zany Estael Leite Júnior tomou posse como presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Santa Catarina (Aproesc) para o biênio 2025-2027. ”Assumimos com o compromisso de dar sequência a um trabalho de excelência. A valorização e a defesa intransigente das prerrogativas dos procuradores não é apenas uma pauta corporativa; é, em última instância, a defesa do próprio Estado e do cidadão catarinense, garantindo que as políticas públicas cheguem a quem precisa com segurança jurídica”, afirmou Zany, que substitui o procurador Francisco José Guardini Nogueira. Na foto, Zany (à esquerda), com o presidente da OABSC, Juliano Mandelli, que prestigiou a cerimônia.
PENITENCIÁRIA
A foto é do final da semana passada: no comando de uma escavadeira, o governador Jorginho Mello (PL) deu início simbólico à demolição do Complexo Penitenciário da Agronômica, em Florianópolis. Em seguida, acompanhado da secretária de Estado da Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim, o governador acompanhou a retirada dos 25 contêineres que, por quase duas décadas, abrigaram mais de 200 pessoas privadas de liberdade no local. Segundo eles, foi o primeiro passo para a desativação total do presídio. “Começamos a colocar abaixo isso que envergonhava Santa Catarina, esses contêineres, quase um microondas que tinha aqui na Agronômica para colocar presos.”, disse Jorginho. Foto: Léo Munhoz, divulgação

REJEIÇÃO
A votação do requerimento que destinaria espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), repercutiu nos bastidores da Câmara de Florianópolis. Apesar de ter recebido 15 votos favoráveis e nenhum voto contrário, o requerimento acabou rejeitado por conta da abstenção do vereador Renato Geske (PSDB), o Renato da Farmácia, que impediu a formação do quórum qualificado de dois terços. O resultado surpreendeu servidores e parlamentares porque frustrou uma homenagem institucional à fundação, responsável pelas políticas de fiscalização e proteção de áreas sensíveis da cidade.

DIREITOS AUTORAIS – O vereador Leonel Camasão (PSol) está pedindo que a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara realize uma audiência pública sobre o pagamento de direitos autorais pela execução pública de músicas em eventos oficiais. Segundo o vereador, o município de Florianópolis está com uma dívida junto ao Ecad.


Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing