
Com 82% dos serviços executados, a conclusão das obras entre Navegantes e Indaial está prevista para 2026
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que as obras de duplicação da BR-470 seguem em ritmo acelerado. “Há alguns anos, não havia perspectiva de conclusão. Hoje, o cenário é outro. Após dois anos de investimentos massivos, tenho convicção de que toda a duplicação poderá ser concluída até o final de 2026”, afirma o superintendente do DNIT em Santa Catarina, Alysson Rodrigo de Andrade.
Até o momento, 62 quilômetros duplicados estão liberados para o tráfego e 82% dos serviços foram executados. Em Indaial, no lote 4, as equipes seguem atuando na drenagem e terraplanagem entre os quilômetros 58 e 64.
Entregas em 2025
A previsão do DNIT é finalizar os serviços nos lotes 1 e 2 ainda este ano, incluindo a entrega de dois novos viadutos em Gaspar, nos km 35 e km 39; além do viaduto do km 4, em Navegantes. Das 27 estruturas previstas na duplicação da rodovia, 16 estão concluídas.
“Três fatores foram primordiais para essa mudança de direção: os recursos alocados no orçamento federal nos últimos dois anos; uma gestão ativa dos projetos, incluindo questões ambientais, desapropriações e outras interferências na faixa de domínio; e, principalmente, o engajamento das equipes do DNIT na resolução de todos os desafios identificados ao longo das obras”, destaca o superintendente do DNIT.
Andamento da obra
A duplicação dos 73 quilômetros da BR-470, entre Navegantes e Indaial, está dividida em quatro lotes:
- Lote 1: 93% executado
- Lote 2: 98% dos serviços concluídos
- Lote 3: 62% dos trabalhos previstos executados
- Lote 4: 67% das obras concluídas
Com um orçamento total de aproximadamente R$ 1,58 bilhão, o Governo Federal investiu R$ 173 milhões apenas no último ano, garantindo avanços significativos na obra que beneficia mais de 30 mil motoristas catarinenses.
Importância – A BR-470/SC é considerada o principal corredor logístico de Santa Catarina, conectando as regiões Oeste e Meio-Oeste ao litoral norte do estado, onde estão os portos de Itajaí e Navegantes e o aeroporto de Navegantes.
A rodovia desempenha um papel estratégico no transporte de produtos de exportação e importação, como matérias-primas, grãos, carnes, madeira, móveis, fundamentais para a economia catarinense.