
Com o aumento da frota de veículos elétricos – em 2025, foram 7 mil a mais em circulação nas ruas de Florianópolis -, a Secretaria Executiva de Operações de Mobilidade lançou um edital de credenciamento para atrair empresas interessadas em instalar e manter estações de recarga em espaços públicos.
O chamamento atraiu dois investidores, que estão participando do processo de seleção. Cada ponto deverá ter duas vagas de estacionamento para carros e as credenciadas poderão explorar a publicidade nos tótens. Os locais exatos ainda serão definidos, mas a prefeitura contempla todas as regiões.
Na exposição de motivos do projeto, a administração municipal explicou que considera essencial “a criação de uma infraestrutura adequada para atender essa demanda e incentivar a transição para um transporte mais limpo e eficiente”.
O entendimento é que a cidade possui “uma oferta limitada de pontos de recarga” e que estruturas “em vias, logradouros, praças e outros espaços de acesso público se torna uma necessidade urgente para garantir que Florianópolis se desenvolva de maneira sustentável, inovadora e alinhada às novas demandas de mobilidade urbana”.
ORÇAMENTO
No último dia de sessão antes do recesso, os vereadores de Florianópolis aprovaram, nesta terça-feira (16), o orçamento do município para o exercício de 2026. O valor total é de quase R$ 4,3 bilhões. O texto define as previsões de receitas e as despesas previstas ao longo dos próximos 12 meses. Pela primeira vez, 40% das emendas impositivas deverão ser obirgatoriamente destinadas à área da saúde. As atividades em plenário serão retomadas em 2 de fevereiro.
RADIOGRAFIA
A avenida Othon Gama d´Eça foi “radiografada” pelo escritório do arquiteto e urbanista dinamarquês Jan Gehl, que está construindo uma proposta de requalificação de áreas públicas de Florianópolis. De acordo com a equipe, é uma via “que não funciona muito bem para os pedestres” e o “grande desafio” é fazer com que passe a ser multimodal. Além disso, a opinião é de que a a Gama d´Eça precisa de “mais árvores e homogeneização das calçadas”.
PASSAPORTE
A CDL Florianópolis lançou o Passaporte Boteco Cultural, criado para movimentar os bares e restaurantes do centro da cidade. Até 31 de março, quem adquir o passaporte de R$ 30,00 terá direito a um item em dobro, definido por cada empreendedor, no modelo “compre um, leve dois”. Participam 25 estabelecimentos: Ponto Bar & Piadina, SFiZiO – Delícias sem lactose, Berzagui Café, Restaurante e Pizzaria, Tenda Brechó e Bar, Galeria Lama, Cereja Bar, Bar do Jefe, Beco Central, Bugio Centro, Okinkas Gastrobar Africano, LUZ instalação – bar, Kibelandia Restaurante e Choperia, Bar do Noel, AmassA, Barra Cô, Bar do Alemão, Gandaia, Haôma Baixo Centro, Casa Tum, Insight Café Bar, Parada do Maneca, Chopp com Brasa, Hercília Bar, Teodoro e Casa Odara.
CARDÁPIOS
A Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, projeto do deputado Vicente Caropreso (PSDB) que obriga estabelecimentos a também disponibilizarem cardápios impressos aos clientes. A medida vale para bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, motéis e similares que adotam QR Code, aplicativos ou tablets. O objetivo, segundo o autor, é garantir o acesso de todos os consumidores, especialmente idosos e pessoas com dificuldade no uso de tecnologias.
