Em 1992, Eduardo Pinho Moreira estava no segundo mandato como deputado federal, eleito em 1990. Ele já fora eleito a primeira vez em 1986, eleição que lhe permitiu participar da elaboração da Constituição Brasileira de 1988. A mesma que está até hoje em vigor.
Foi em 1992 que decidiu ser candidato a prefeito de Criciúma, disputando a sucessão do prefeito Altair Guidi (pai do deputado federal Ricardo Guidi, do PSD), que encerrava seu segundo mandato.
Essa eleição tem alguns fatos curiosos e que mostram como as forças políticas mudaram em Santa Catarina. Eduardo, sempre pelo PMDB (depois MDB), teve na sua coligação o PSDB, que nessa época tinha muitas tendências de esquerda, e ainda o Partido Socialista Brasileiro (PSB), o Partido Comunista Brasileiro (PCB, que depois virou PPS, hoje Cidadania) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
Sua coligação chamava-se Unidade Popular. Ficou de fora o PT, que teve como candidato Milton Mendes, com uma coligação com o PV, que se chamava Frente Popular e chegou na terceira colocação.
Eduardo, com sua coligação quase comunista, fez 42% dos votos. Em segundo lugar ficou o empresário Moacir Fernandes (com 35% dos votos), que era presidente do Criciúma no ano anterior, quando o Tigre foi campeão da Copa do Brasil.
Na campanha, Eduardo Moreira foi fazer um comício no bairro Vila Operária. Salão lotado e oradores inflamados. Por coincidência, nessa noite uma comitiva de políticos do MDB, com Casildo Maldaner, Neuto de Conto e Paulo Afonso, percorria a região sul e acabaram no comício.
Depois que todos discursaram e enalteceram as qualidades do candidato, chegou a sua vez de falar.
Assim que começou sua fala, um candidato a vereador, antiga liderança do bairro, chegou em sua frente e ficou segurando um cartaz onde estava escrito: “promete o ginásio”.
Eduardo Moreira não titubeou e emendou:
- É uma vergonha um bairro como a Vila Operária, um dos mais importantes de Criciúma, não ter um ginásio de esportes para a comunidade jogar seu futebol de salão, jogar seu voleibol, para as crianças brincarem e a população fazer suas atividades comunitárias.
O candidato percebeu que o púbico não se empolgou com a promessa do ginásio, mas continuou:
- Vocês podem ter certeza. Nossa primeira obra aqui na Vila Operária será a construção do ginásio de esportes.
Como ninguém aplaudiu, ele mudou de promessas e prosseguiu no discurso, que logo chegou ao final.
Foi nesse momento que o candidato a vereador chegou em seu ouvido e já meio sem paciência, deu a letra:
- O ginásio que eu pedi é o curso ginasial. A nossa escola só tem o primário. O ginásio de esportes, o senhor não percebeu, nós estamos dentro dele fazendo esse comício.
Era tarde demais para consertar o engano. Mesmo assim Eduardo Moreira foi vencedor no bairro Vila Operária e ganhou a eleição. Seu grupo político ficou oito anos na Prefeitura, já que em 1996 ele ajudou eleger seu secretário de Obras, Paulo Meller, como sucessor.
Em 2002 ele voltou a disputar eleições, desta vez como candidato a vice-governador de Luiz Henrique. Foram vencedores e em 2006, com a renúncia do titular ele acabou sendo efetivado governador. Ainda disputou como vice as eleições de 2010 e 2014, com Raimundo Colombo, voltando a assumir o Governo em definitivo em abril de 2018.
Eduardo Pinho Moreira promete ginásio dentro do ginásio. Arte: Galvão Bertazzi.