Eleição é uma oportunidade para ampliar a representação das mulheres que hoje é de menos de 10% no executivo municipal

Santa Catarina tem nesta eleição municipal a oportunidade de ampliar sua representação feminina nas prefeituras. Atualmente, dos 295 prefeitos eleitos em 2020, 28 são mulheres. Menos de 10%. A boa notícia é que o número de candidatas neste ano aumentou, passando de 90 (2020), para 122 (2024).

Na Capital, onde não há nenhuma candidata a prefeita, seis mulheres disputam a vaga de vice-prefeita. E nas dez maiores cidades do estado, pelo menos quatro mulheres aparecem com mais favoritismo: Ana Paula Lima (PT), em Blumenau; Carmen Zanotto (Cidadania), em Lages; Adeliana Dal Pont (PL), em São José; e Juliana Pavan (PSD), em Balneário Camboriú.

Outro dado que chama a atenção é o de que em 15 cidades há chapas majoritárias formada por mulheres, candidatas a prefeita e vice. São elas: Anita Garibaldi, Araranguá, Blumenau, Bom Jesus, Bom Retiro, Canoinhas, Capinzal, Cunha Porã, Garopaba, Lages, Major Vieira, Matos Costa, Santa Terezinha, São Bento do Sul e São Cristóvão do Sul. PL, MDB e PT lideram o número de candidaturas femininas para o executivo municipal.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.