Eleições 2026: pesquisa Jovem Pan News/Mapa mostra Jorginho liderando a disputa com folga; João aparece em segundo

A rádio Jovem Pan News, de Florianópolis, divulgou nesta terça-feira (16) uma nova pesquisa de intenção de voto para o governo de Santa Catarina, realizada pelo Instituto Mapa. Os dados apontam que o governador e pré-candidato à reeleição, Jorginho Mello (PL), lidera com folga e consolidaria sua reeleição no primeiro turno caso as eleições fossem hoje. O levantamento também aponta a dificuldade do principal nome da esquerda, Décio Lima (PT), devido ao seu alto índice de rejeição.
Na intenção de voto estimulada, quando os nomes são apresentados aos entrevistados, Jorginho Mello (PL) aparece com 56,2%, garantindo a maioria dos votos e superando a soma de todos os seus adversários.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), surge como o principal adversário, com 17,0% das intenções, seguido por Décio Lima (PT), com 10,4%.

Estimulada (quando o entrevistador apresenta as opções ao entrevistado)
Jorginho Mello – 56,2%
João Rodrigues – 17,0%
Décio Lima – 10,4%
Branco / nulo / não vai votar – 7,6%
Não sabe – 8,8%

Espontânea (quando o entrevistador não cita os nomes e o entrevistado responde o nome que lhe vem à cabeça)
Mesmo sem a apresentação dos nomes, na intenção de voto espontânea, o governador é o mais lembrado pelos eleitores, sendo citado por 30,6% dos entrevistados.
João Rodrigues (PSD) é lembrado por 6,6%, e Décio Lima (PT), por apenas 2,4%. O alto percentual de eleitores que não sabem em quem votar neste momento (56,3%) sugere que, embora o eleitorado não tenha a totalidade do quadro definida, o nome de Jorginho é lembrado pelo eleitor.

Jorginho Mello – 30,6%
João Rodrigues – 6,6%
Décio Lima – 2,4%
Outros – 1,6%
Branco / nulo / não vai votar – 2,5%
Não sabe – 56,3%

A rejeição de Décio Lima
Décio Lima (PT) lidera a rejeição com uma taxa alta: 50,9% dos eleitores afirmam que não votariam no petista “de jeito nenhum”. Esse dado impõe um teto para o crescimento de sua candidatura, tornando muito difícil a busca pelo segundo turno (fato que ocorreu em 2022 e, frequentemente, é lembrado pela esquerda, em referência aos cenários possíveis em 2026).
Jorginho Mello (PL) apresenta uma rejeição controlada, de 14,3%, um índice que pode ser considerado baixo para um político no poder. Já João Rodrigues (PSD) registra o menor índice entre os três principais, com apenas 8,1% de rejeição, o que lhe confere maior potencial de crescimento ao longo da campanha.

ÍNDICE DE REJEIÇÃO
Décio Lima – 50,9%
Jorginho Mello – 14,3%
João Rodrigues – 8,1%
Não rejeita nenhum – 12,3%
Rejeita todos – 3,8%
Não sabe – 10,7%

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Mapa, por meio de entrevistas telefônicas ao vivo, entre 1º e 8 de dezembro de 2025. Foram ouvidos 1.008 eleitores em 53 municípios catarinenses, com margem de erro de 3,1 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

O post Eleições 2026: pesquisa Jovem Pan News/Mapa mostra Jorginho liderando a disputa com folga; João aparece em segundo apareceu primeiro em Maga Stopassoli.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.