Em Florianópolis, 50 mil usuários de patinetes já foram bloqueados por infrações

Florianópolis tem 1.200 patinetes da Whoosh
Foto: Fabio Gadotti

Desde que chegou à cidade, em junho de 2023, a Whoosh Brasil já bloqueou cerca de 50 mil usuários de patinetes em Florianópolis por uso irregular do equipamento. A principal infração, segundo o diretor de operações Cadu Souza, é circular com mais de uma pessoa a bordo.

“O uso é individual. Reforçamos que a condução é proibida para menores de 18 anos e que o uso dos patinetes é individual, ou seja, é proibida a utilização em dupla”, afirma Cadu. Ele reforça também que é necessário “respeitar as regras de trânsito e pedestres, conduzir com apenas duas mãos no guidão, descer e empurrá-lo ao atravessar faixas de pedestres”. destaca.

Além disso, segundo Cadu, os condutores devem estacionar apenas nos pontos indicados no aplicativo, sem obstruir calçadas ou garagens, “não dirigir após beber, evitar fones de ouvido e dar preferência para trafegar em ciclovias ou ciclofaixas”.

Desde que começou a operação na capital catarinense, a Whoosh já registrou 370 mil usuários, com total de 4 milhões de quilômetros percorridos. Hoje, a empresa tem 1.200 patinetes disponíveis em Florianópolis.

Para estimular o uso responsável dos patinetes, blitzes educativas e escolas de direção têm sido realizadas nos últimos meses. No último dia 10, em parceria com a Guarda Municipal, os usuários de Florianópolis receberam orientações sobre comportamentos que aumentam o risco e que vão contra as regras da Whoosh.

A próxima escola de direção, que dá orientações práticas sobre a condução dos equipamentos com um treinamento personalizado de 15 minutos, está prevista para outubro.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing