Em SC, evento paralelo à COP 30 reforça a urgência da adaptação às mudanças climáticas

Durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), um evento em Santa Catarina pretende ampliar o debate global sobre o clima com foco direto na adaptação. Nos dias 11 e 12 de novembro, a UniSul sediará, nos campus Continente e Pedra Branca, o 5º Simpósio Mundial sobre Adaptação às Mudanças Climáticas (WSCCA-2025), um encontro científico internacional que acontecerá em paralelo à conferência principal, realizada em Belém (PA).

Promovido pelo International Climate Change Information and Research Programme (ICCIRP), em cooperação com a UniSul e a Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo (Alemanha), o simpósio reunirá pesquisadores, professores, cientistas e lideranças de diversos países para discutir o tema “Adaptando o Mundo a um Clima em Transformação”.

O evento pretende servir como ponto de convergência entre ciência, políticas públicas e sociedade. De acordo com os organizadores, a proposta é promover a troca de informações, ideias e boas práticas, além de debater metodologias e estudos de caso que apontem caminhos concretos para a adaptação frente à crise climática.

Para o professor José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da UniSul e diretor e Fundador do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens), o simpósio será estratégico. “Precisamos acelerar o desenvolvimento de métodos e ferramentas que ajudem a sociedade a lidar, agora, com os desafios sociais, econômicos e políticos impostos pelas mudanças climáticas. A adaptação não é mais uma escolha, é uma necessidade urgente”.

O pesquisador destaca que o 6⁠º Relatório de Avaliação (AR6) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e as recomendações da COP 29 reforçam que a ação conjunta de governos, academia, setor privado e sociedade civil é indispensável para enfrentar os impactos do aquecimento global. “Nesse sentido, o WSCCA-2025 se posiciona como um fórum complementar à COP 30, aprofundando o debate sobre como o mundo pode, e deve, se adaptar a um clima em transformação”, afirma Baltazar.

O simpósio também resultará em uma publicação científica internacional “Adapting the World to a Changing Climate”, livro editado pela Springer Nature, integrará a reconhecida Climate Change Management Series.

A COP 30 ocorrerá em Belém (PA) entre os dias 10 e 21 de novembro. Nessa data, o Brasil debaterá o enfrentamento à mudança do clima, reunindo líderes, cientistas, ONGs e representantes da sociedade civil de todo o mundo para buscar soluções reais e eficazes.

Serviço
5º Simpósio Mundial sobre Adaptação às Mudanças Climáticas (WSCCA-2025)
Local: UniSul campus Continente e Pedra Branca
Período: 11 a 12 de novembro
Mais informações

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit