Cerca de mil pessoas participaram, nesta segunda-feira (17), no Expocentro de Balneário Camboriú, do jantar de abertura da ExpoSuper 2024, maior feira de negócios de Santa Catarina. A 35ª edição da feira é promovida pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats).
O governador Jorginho Mello (PL) reafirmou a importância do setor e o compromisso de não aumentar impostos. “No nosso DNA o trabalho tem preferência. Somos o único governo do Brasil que não concordou com o aumento do ICMS. Fiz isso porque acredito piamente que se diminuir a carga tributária, será cada vez mais fácil crescer. O brasileiro, muitas vezes, sonega para ficar vivo. O peso de quem produz, de quem trabalha, é muito grande. Enquanto eu for governador de Santa Catarina, não aumentaremos tributos”, garantiu.
“Nós temos 1% do território nacional, mas nós somos um gigante no que produzimos, a sexta economia do Brasil. Os mercados são vitrine da nossa produção. Esse encontro representa modernidade, representa troca de experiência, representa fazer novos negócios”, afirmou o governador.
Para o presidente da Acats, Alexandre Simioni, “o momento é de emoção e expectativa. “Este “é um momento especial não apenas para o setor supermercadista, mas para toda a economia e sociedade catarinense”. Ele destacou que o evento vai falar sobre “conectar o varejo com o futuro e isto significa estarmos preparados para um contexto geopolítico cada vez mais dinâmico que influencia os mercados”.
Para Simioni, a ExpoSuper “mostra a força e o dinamismo do segmento, que já sustenta mais de 200 mil famílias catarinenses”.
Antonio Cesa Longo, presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) e vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), agradeceu pela ajuda enviada por todos os brasileiros neste momento delicado que vive o Estado vizinho.
“Somos gratos a todos que se uniram para ajudar aqueles que mais necessitam, demonstrando que, mesmo diante das maiores dificuldades, a dedicação, o trabalho e a empatia continuam a ser os grandes alicerces do nosso setor em prol da sociedade. Destaco o importante aporte da Acats e de Prefeituras catarinenses que adotaram municípios gaúchos”, destacou. Ele pediu uma salva de palmas em homenagem a todos que morreram na tragédia.
________________________________________________________________________________________________________________
Governador Jorginho Mello (à esquerda na foto principal) e Alexandre Simioni (ao centro) na abertura do ExpoSuper, em Balneário Camboriú. Foto: Ricardo Wollffenbüttel, divulgação, Secom