Escola de Florianópolis inicia projeto-piloto para combater a violência e promover a cidadania

Professores e gestores da EEB Irineu Bornhausen, em Florianópolis, se reuniram nesta segunda-feira (15) para iniciar o projeto-piloto de paz e cidadania nas escolas. A iniciativa do Comitê Integrado para Paz e Cidadania nas Escolas (Integra) é liderada pela Assembleia Legislativa (Alesc) e tem o propósito de implementar ações preventivas e de resposta em relação a ataques nas unidades de ensino.

A deputada Paulinha (Podemos), coordenadora técnica do Integra, destacou que essa primeira ação prática busca envolver a comunidade escolar e sensibilizar os profissionais de educação e as famílias. “Vamos desde analisar o acesso à estrutura física, até a questão de capacitação. Vamos atuar na segurança pública, mas também entender o estado dos professores, falar sobre justiça restaurativa e o acolhimento e amor que faltam nas nossas crianças”.

Paulo da Cunha Júnior, pai de uma das vítimas do ataque no CEI Cantinho Bom Pastor Blumenau em 2023, foi convidado pela deputada para participar da iniciativa. Ele compartilhou seu mantra “Vamos Salvar o Dia”, inspirado por seu filho Bernardo, e destacou a importância do envolvimento dos pais na vida dos filhos em idade escolar. Paulo lidera um movimento que pede penas mais rígidas para crimes hediondos e realiza palestras sobre o envolvimento parental.

Durante a capacitação, a Polícia Militar apresentou o protocolo FEL, que orienta a comunidade escolar sobre como agir em situações de risco. Os membros do Integra também discutiram temas como cyberbullying, saúde mental, justiça restaurativa e policiamento preventivo, buscando envolver toda a comunidade escolar.

O Integra reúne 27 entidades para propor e monitorar ações de segurança e promoção da cultura de paz nas escolas. O comitê foi criado após os ataques a unidades escolares de Saudades e Blumenau e tem elaborado políticas públicas voltadas para a proteção do ambiente escolar, incluindo projetos de lei focados no fortalecimento da segurança nas escolas.


Fotos: Giovanni Kalabaide / Agência AL

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit