logo-branco.png

7 de setembro de 2024

“Estamos evitando o iceberg”, disse Topázio sobre lei da internação involuntária

O prefeito Topázio Neto (PSD) sancionou, nesta segunda-feira, 4, a lei que prevê internação involuntária de moradores em situação de rua com dependência química.

A assinatura da lei e do decreto que regulamenta sua aplicação ocorreu no complexo Nego Quirido, usado pela Assistência Social do município para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Estamos evitando o iceberg, e não enxugando gelo”, disse Topázio, referindo-se à urgência da ferramenta legal para que o cenário não se agrave ainda mais.

O objetivo, segundo a administração municipal, é garantir um tratamento humanizado às pessoas que estão nas ruas e que, pelo consumo de drogas legais ou ilícitas, não esteja em condições de iniciar um tratamento por iniciativa própria.

“Não é a solução definitiva, mas um passo muito grande”, considerou Topázio, que pediu a mobilização de toda a sociedade em torno do assunto. Ele vem pedindo, por exemplo, que a população evite dar esmolas aos pedintes, sob a alegação de que esse ato solidário faz com que as pessoas permaneçam na inércia, na rua, e não procurem os serviços de acolhimento do poder público.
_______________________________________________________________________________________________________________
Prefeito Topázio Neto no ato de assinatura da lei, ao lado do líder do governo, Renato Geske. Foto: Allan Carvalho, divulgação, PMF

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing