Evento em Florianópolis vai discutir dados e futuro da Inteligência Artificial

Guilherme Tavares, CEO do grupo Toccato e um dos criadores do DWX. Foto: José Somensi, divulgação

A terceira edição do DWX (Data World Xperience) deve reunir cerca de 5 mil participantes em Florianópolis nos dias 26 e 27 de março de 2026 em Florianópolis. Com cerca de 70 palestrantes, será o primeiro evento do ano focado no setor de tecnologia, dados e inteligência artificial no país.

“A ideia é levar conhecimento sobre IA ao mercado, apontar para onde estamos indo e não só mostrar o que está sendo feito neste momento. Vamos discutir para onde a IA está caminhando”, afirma Guilheres Tavares, CEO do Grupo Toccato e cocriador do DWW, que surgiu para “educar o mercado a analisar dados”.

Segundo Guilherme, o objetivo é “reforçar o debate sobre até onde vai a ética da IA, o uso de dados, a sustentabilidade e como lidar com tudo isso em um mundo onde o acesso à tecnologia é cada vez mais simples — muitas vezes gratuito”.

Além disso, ele considera importante lembrar que “IA sem dados não é nada; ela alucina, e quando isso ocorre é porque não encontrou informações suficientes na sua base de dados”.

Para 2026, já estão confirmados palestrantes como Jordan Morrow, fundador da AgileOne, Sadie St Lawrence, founder e CEO da Human Machine Collaboration Institute (HMCI) e Patricia Zago, head de dados do iFood).

Além da plenária, o evento terá mais duas trilhas, a técnica e a educacional. Os ingressos estão disponíveis no Sympla.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing