![](https://i0.wp.com/upiara.net/wp-content/uploads/2025/02/img20241217161921387MED.jpg?resize=800%2C493&ssl=1)
Em Santa Catarina 39 cidades são comandadas por mulheres. Prefeitas que representam 13,2% do total de líderes dos executivos municipais. Muitas dessas mulheres estarão reunidas no dia 12 de março, em Lages, para participar do Encontro do Movimento de Mulheres Municipalistas Catarinenses (MMMC).
Não por coincidência, o evento será realizado em Lages, que é a segunda maior cidade catarinense comanda por uma mulher, a prefeita Carmen Zanotto (Cidadania). A inciativa é promovido pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM).
Além de prefeitas reunirá também gestoras, lideranças e mulheres que atuam na administração pública para debater o fortalecimento da
representatividade feminina na política e a construção de políticas públicas voltadas para as mulheres.
Criado em 2021, o MMMC tem sido um importante instrumento de ampliação do debate sobre a participação feminina na gestão municipal. A iniciativa busca promover a troca de experiências, o fortalecimento de redes de apoio e a busca por soluções conjuntas para os desafios enfrentados no dia a dia da administração pública.
O encontro contará com painéis temáticos e debates sobre o protagonismo feminino na política, além de discussões sobre os desafios e oportunidades para mulheres que ocupam cargos de liderança nos municípios. A programação detalhada será divulgada em breve.
Com informações da Assessoria da FECAM
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados