O primeiro dia de programação do Encontro Estadual dos Vereadores e Servidores de Câmaras Municipais reuniu quatro ex-governadores de Santa Catarina para um painel sobre o futuro das cidades catarinenses.
Diante de um auditório lotado por vereadores, servidores e autoridades políticas, Carlos Moisés (Republicanos), Eduardo Pinho Moreira (MDB), Paulo Afonso Vieira (MDB) e Raimundo Colombo (PSD) deixaram divergências de lado e focaram no compromisso com a democracia, receios diante da polarização política e na defensa da liderança política.
O senador e ex-governador Esperidião Amin (PP) foi convidado e não pode participar por estar em Brasília, para a sessão do Senado. O atual governador, Jorginho Mello (PL), estará presente nesta quinta-feira, segundo dia de programação do evento.
No painel, de forma amistosa e ignorando diferenças políticas, os quatro ex-governadores falaram sobre os desafios do Estado e do país. Carlos Moisés (Republicanos) defendeu a necessidade de lideranças que canalizem a pressão da sociedade.
O grande desafio para as mudanças, para a pressão política, diz respeito à carência de líderes – disse o ex-governador Carlos Moisés.
Para Eduardo Pinho Moreira, o desenvolvimento econômico, de forma inclusiva, é fundamental.
São muitos os desafios de nossas cidades: mobilidade, sustentabilidade, desafios imensos, mas se nós não tivermos políticas inclusivas nós teremos dificuldade de fato. Precisamos incluir a população pobre nas decisões – afirmou Eduardo Pinho Moreira.
Governador entre 1995 e 1998, Paulo Afonso reforçou o compromisso necessário com o municipalismo e defendeu a democracia como instrumento primordial para o progresso.
Estamos vivendo o ciclo mais longo da democracia, quase 40 anos. Não podemos permitir qualquer ameaça a ela. Se estamos ou estivemos em cargos é porque o povo quis – disse Paulo Afonso.
Ao ser questionado sobre o momento de polarização que traz a pauta ideológica para o debate das cidades, desviando o debate da pauta municipal, Raimundo Colombo, explicou que a polarização política vai continuar em pauta porque as discussões políticas chegaram no almoço das famílias, mas que é papel do vereador dar voz aos anseios sociais que garantem de fato o desenvolvimento das cidades e de Santa Catarina.
Temos desafios graves, urgentes, e eles estão à nossa porta. Em 2.050 nós teremos mais pessoas vivendo em Santa Catarina com mais de 65 anos do que com 20 anos ou menos. Qual o desdobramento disso? A saúde é a grande bomba. Quanto mais remédio, quanto mais exames, quanto maior a evolução, isso vai para o custo do setor público – ressaltou Colombo.
O Encontro Estadual de Vereadores segue até a sexta-feira, no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa. A programação completa está disponível no site da Uvesc. Neste quinta-feira, às 14 horas, o jornalista Upiara Boschi, editor-chefe do upiara.net, realiza palestra no evento.
Foto – Os quatro ex-governadores e a presidente da Uvesc, Marcilei Vignatti. Foto: Divulgação.