Ex-procurador-geral de Justiça de SC morre aos 104 anos

O Ministério Público de SC decretou luto oficial de três dias em homenagem ao ex-procurador-geral de Justiça José Daura, que morreu nesta segunda-feira (21), em Florianópolis, aos 104 anos.

Nascido em Florianópolis, Daura formou-se na Faculdade de Direito de SC e iniciou sua carreira no MPSC em 1947. Foi efetivado em 1952, na Comarca de Chapecó, e em 1961 assumiu a Promotoria Criminal da Comarca de Lages.

Como chefe da instituição, Daura conquistou avanços importantes, como a estruturação da carreira, o estabelecimento do cargo de promotor substituto em início de carreira, a criação de comarcas, além da fundação da biblioteca.

Em 2021, Daura foi agraciado com a medalha do projeto “Memória MPSC: Procuradores-Gerais”. Ele também é homenageado pelo MPSC, desde 2022, ao nomear o Prêmio José Daura, que valoriza o legado de características humanas e visão futurista em relação ao papel e à vocação social do MP do ex-Procurador-Geral de Justiça.

Daura teve 5 filhas, 15 netos, 19 bisnetos e 1 tataraneto e era o ex-procurador-geral de Justiça vivo mais antigo do país.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.