Topázio Neto no F5 Upiara Podcast: “Crescimento de Florianópolis é inevitável, nosso papel é organizar”

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), afirmou que a expansão urbana da capital catarinense é um processo irreversível e que cabe à administração municipal atuar no ordenamento desse fluxo. A declaração foi dada nesta segunda-feira (16), durante entrevista ao vivo no F5 Upiara Podcast, conduzida por Upiara Boschi com participação do colunista Fábio Gadotti.

– O crescimento é inevitável. O que o poder público tem que fazer é organizar o inevitável – disse Topázio.

O prefeito defendeu a revisão do Plano Diretor, aprovado em 2023, como a ferramenta central para essa organização, apostando no conceito de “centralidades” – o desenvolvimento de bairros com infraestrutura própria para reduzir a necessidade de deslocamentos longos. Ele citou ainda o combate às construções irregulares, mencionando a demolição de mais de 6 mil metros quadrados de obras ilegais apenas neste ano.

Mobilidade e novas obras

No mesmo dia em que assinou o contrato com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para a elaboração do novo Plano de Mobilidade Urbana, Topázio detalhou no podcast os próximos passos para o trânsito da capital. O estudo deve ser concluído em até um ano e meio.

Em curto prazo, o prefeito anunciou o início da primeira etapa do anel viário do BRT (Bus Rapid Transit) para o próximo ano, conectando o terminal da Trindade (Titri) ao Centro por corredores exclusivos. Também listou obras em parceria com o governo do Estado, como a terceira faixa da SC-401 na região do Cacupé e a alça de acesso à SC-403, no Norte da Ilha.

Defesa da aliança PSD e PL

Prefeitos de Florianópolis e presidente da Fecam, Topázio Neto (PSD) foi entrevistado no F5 Upiara Podcast com Upiara Boschi e Fábio Gadotti
Foto: Matheus Deichmann.

No cenário político, Topázio Neto manteve a defesa de uma coligação entre seu partido, o PSD, e o PL para as eleições estaduais de 2026. Contrariando o movimento de candidatura própria da sigla, liderado por João Rodrigues, o prefeito de Florianópolis advoga pelo apoio à reeleição do governador Jorginho Mello (PL).

– Defendo e sempre defendi que teríamos que fazer uma eleição para garantir a reeleição do governador Jorginho, para que ele possa concluir o que está fazendo – afirmou, ressaltando que, se sente bem no PSD e não pretende mudar de partido.

Ele garantiu que não cogita a possibilidade de concorrer a vice-governador e disse que o PSD teria bons nomes, citando o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia (PSD).

Questionado por um espectador do F5 Upiara Podcast sobre a relação com seu antecessor e ex-correligionário, Gean Loureiro (União Brasil), Topázio foi brincou sobre o rompimento político de ambos em 2024:

– [A relação] está boa porque não existe.

Antiga Rodoviária e População de Rua

Sobre o prédio da antiga rodoviária, Topázio explicou a retirada do projeto de demolição da Câmara de Vereadores. A nova estratégia da prefeitura, que depende de aval judicial, é modelar uma concessão para uso privado com “fachada ativa” (comércio no térreo) e áreas de convivência pública. O prefeito descartou a preservação do imóvel por valor histórico, alegando que o edifício possui apenas “valor afetivo”.

O chefe do executivo também comentou as políticas para a população em situação de rua, reiterando a linha de “ordem pública”. Ele negou acusações de formação de milícia ao se referir aos agentes voluntários que atuarão na temporada, classificando-os como apoio civil para fiscalização nas praias.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit