O deputado estadual Fabiano da Luz foi eleito presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Santa Catarina, segundo resultado parcial divulgado neste domingo. O parlamentar, que está em seu segundo mandato, venceu o segundo turno da disputa interna contra a também deputada Luciane Carminatti por 3.942 contra 3.594 – o resultado oficial só será divulgado nesta segunda-feira.

Líder da bancada petista na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nos últimos seis anos, Fabiano se consolidou como a principal voz de oposição ao governo de Jorginho Mello (PL) no Estado e o principal defensor do governo Lula. O deputado tem ganhado destaque nas redes sociais como um case de comunicação política.
“Agora é o momento de reforçar e mantermos nossa união porque o adversário está lá fora. Temos que ampliar a construção do partido, mobilizando movimentos sociais e ampliando o diálogo com a base”, declarou Fabiano da Luz após a divulgação do resultado.
O novo presidente do PT catarinense explica que pretende trabalhar para o fortalecimento da sigla para as eleições de 2026. Entre suas prioridades está o avanço da comunicação, com foco tanto nos militantes quanto na sociedade.
“É preciso falar com o filiado e com quem está fora do espectro político. Passamos por mudanças no modelo de sociedade e disputa política. É mais do que necessário acompanhar essa tendência”, afirmou o deputado, que é apoiado pelo atual presidente do PT-SC e do Sebrae nacional, Décio Lima.
Perfil de Fabiano da Luz
Fabiano da Luz, em seu segundo mandato como deputado estadual, foi duas vezes vereador e duas vezes prefeito de Pinhalzinho.
Nos últimos dois anos, ele construiu uma trajetória sólida na oposição ao atual governo do Estado, se destacando não apenas na Assembleia Legislativa, mas também nas redes sociais, onde se tornou uma referência na defesa das políticas do governo Lula e na crítica às ações do governo Jorginho Mello, repercutindo nacionalmente.
Fabiano é reconhecido como um político de perfil moderado e do diálogo. Seu estilo de comunicação é inédito para o padrão do PT, justamente o que os militantes e o partido avaliam como essencial neste momento para combater a extrema-direita.
Com a vitória, Fabiano da Luz assume o comando do PT-SC com foco no fortalecimento do palanque para a reeleição do presidente Lula em 2026 e construção da base para as eleições municipais de 2028.
Disputa indicou necessidade de aglutinar petistas
A eleição de Fabiano da Luz representa a escolha por uma via de continuidade renovada da atual direção, sucedendo Décio Lima. O ex-prefeito de Pinhalzinho articulou sua campanha sob a bandeira da unidade partidária e do fortalecimento das bases municipais como estratégia central para o crescimento do PT no estado.
Sua vitória sinaliza que a maioria dos filiados aptos a votar no segundo turno optou por um projeto focado na organização interna, na modernização da comunicação partidária e na reaproximação com os movimentos sociais, propostas centrais de sua plataforma.
A disputa acirrada com Luciane Carminatti, que teve uma votação expressiva e representa uma ala importante do partido com forte apelo no magistério e nos movimentos de mulheres, demonstra um partido dividido, mas com grande vitalidade em seu debate interno.
O principal desafio do novo presidente será, justamente, o de pacificar e unificar as diferentes correntes após um processo eleitoral intenso. A pequena margem de votos impõe a necessidade de um comando que dialogue permanentemente com os demais grupos do partido.