logo-branco.png

8 de setembro de 2024

Fabrício Oliveira será o próximo presidente da Fecam

Fabrício de Oliveira será presidente da Fecam

Uma reunião na manhã desta sexta-feira na Federação dos Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (Fecam) definiu a chapa de consenso para próxima gestão da entidade, que começa em fevereiro. O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira (PL), será o presidente da entidade municipalista após entendimento com o prefeito de Gaspar, Kléber Wan-Dall (MDB), que será o vice-presidente.

A eleição sem disputa é resultado direto das alterações no estatuto promovidas na gestão da presidente Milena Lopes (PL), que acabou com a possibilidade de indicações avulsas de nomes além dos dois prefeitos apontados por cada uma das 21 associações de municípios e criou a reunião preparatória para formação das chapas – esta que foi realizada na manhã desta sexta-feira.

Fabrício e Wan-Dall acertaram que o vice-presidente terá visibilidade e agendas próprias ao logo do ano – essa será última gestão com apenas um ano de mandato. A mudança do estatuto da Fecam também prevê mandatos de dois anos a partir de 2025.

Nas últimas semanas, além de Fabricio e Wan-Dall, o prefeito de Rio do Sul, José Thomé (PSD), também participou de articulações pela presidência da entidade. Acabou deixando a disputa após a percepção de que havia um acordo encaminhado entre PL e MDB que garantiria maioria na reunião preparatória, composta pelos prefeitos indicados pelas associações de municípios.

Fabrício já almejara a presidência da Fecam em outras oportunistas e terá essa oportunidade em seu último ano do segundo mandato como prefeito de Balneário Camboriú. Segundo ele, a intenção é consolidar a unidade dos interesses dos prefeitos e prefeitas catarinenses, deixando de lado as questões partidárias com foco em objeticos macrorregionais.

O futuro presidente também minimizou possíveis constrangimentos com o governador e colega de partido Jorginho Mello (PL) caso interesses pontuais dos municípios e do governo estadual sejam discordantes. Acredita que os objetivos macrorregionais serão coincidentes e vão se sobrepor aos desentendimentos.

A formalização da chapa defina nesta sexta-feira será realizada na Assembleia Geral Ordinária de Eleição, dia 31 de janeiro, quando os prefeitos e prefeitas catarinenses cujas prefeituras estejam em dia com a unidade poderão votar, embora a chapa seja única. Em 2023, Milena Lopes venceu Aquiles da Costa (MDB), prefeito de Penha, por 96 votos a 68.


Fabrício de Oliveira assumirá a Fecam. Foto: Divulgação.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing