Fechamento de parques de Florianópolis à noite entra em discussão

Parque da Luz, na cabeceira da ponte Hercílio Luz
Foto: Lêo Russo, divulgação

O vereador Ricardo Pastrana (PSD) está propondo que o Parque da Luz, na cabeceira da ponte Hercílio Luz, e outros espaços públicos de Florianópolis sejam fechados de madrugada. Ele lançou a ideia nas redes sociais para ouvir a opinião da população. A restrição de acesso, a partir das 23h, tem o objetivo de evitar ocorrência como vandalismo, o uso de drogas e a prática de sexo ao ar livre – que têm motivado reclamações de moradores do entorno desses locais. Pastrana defende que os ambientes sejam devidamente sinalizados sobre o horário de funcionamento e monitorados por câmeras e lembra que o modelo já é adotado em parques como o Ibirapuera, em São Paulo, e também no Jardim Botânico, Horto Florestal e Bosque Pedro Medeiros, na capital catarinense.

CORRUPÇÃO
Em atividades nesta terça-feira (1º), às 10h e às 14h, os estagiários da Assembleia Legislativa vão conhecer o Programa Educando Cidadãos, lançado no ano passado por cidadãos e entidades da sociedade civil com o objetivo de estimular a reflexão entre os jovens sobre sobre prevenção da corrupção e fortalecimento de uma cultura ética. A ação, que será conduzida pelos promotores de justiça Affonso Ghizzo Neto e Stefano Garcia da Silveira, do Ministério Público estadual, faz parte da agenda da Escola do Legislativo. A iniciativa já tem 60 parceiros, entre eles o MPSC, que institucionalizou o programa em maio, durante solenidade que marcou um ano do programa.

CINEMA ITALIANO
Florianópolis recebe até quarta-feira (2) o 8½ Festa do Cinema Italiano, que em 2025 comemora 12 edições no Brasil. O público pode conferir, por exemplo, o aclamado “Vermiglio – A Noiva da Montanha” (foto), de Maura Delpero, vencedor do Grande Prêmio do Júri (Leão de Prata), e “O último chefão” (Iddu), de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza, apresentado em 2024 na competição oficial de Veneza. A programação está disponível na página do Paradigma Cine Arte, que fica no Corporate, na SC-401.

BUROCRACIA
O setor contábil está preocupado com o processo de abertura de empresas no Brasil, com as mudanças que devem ser implementadas pela Receita Federal para adequação à reforma tributária. As juntas comerciais dos estados estão resistentes, porque consideram um retrocesso. A avaliação é que o novo modelo vai tornar mais demorada e burocrática a formalização de um novo CNPJ.

PESCADOS – O governador Jorginho Mello (PL) e o secretário Tiago Bolan Frigo lançam, nesta segunda-feira (30), em Florianópolis, um programa de incentivo à aquicultura e pesca de Santa Catarina. A cerimônia será na Casa d´Agronômica.

ENGENHEIRAS
Dados do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) mostram que a presença feminina na engenharia ainda é minoritária -20% dos registros ativos -, mas essa participação tem crescido acima da média nos últimos anos. Em alusão ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, celebrado no último dia 23, o Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina promoveu o evento Senge Mulher 2025: Mulheres que Constroem Caminhos. “Reunimos mulheres que constroem, lideram e transformam, porque quando nos unimos, ampliamos nosso poder de transformação”, afirmou Roberta Maas dos Anjos (foto), presidente da entidade.

SEGURANÇA PÚBLICA
“A segurança é um bom negócio: quando investir na proteção da nossa cidade se torna uma estratégia de crescimento” é o tema do evento que acontece nesta terça-feira (1), às 19h30, na sede da Aemflo e CDL de São José. O encontro reunirá o tenente-coronel Carlsbad Von Knoblauch, comandante do 7º Batalhão da PM, e o tenente-coronel João Carlos B. Borges Kuze, oficial de operações especiais e comandante do 14º Batalhão da PM. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pela plataforma pensanoevento.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing