FIESC leva “Fundição do Futuro” à Metalurgia 2025 em Joinville

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) , por meio do SESI, do SENAI e do Instituto da Indústria, será um dos grandes destaques da Metalurgia 2025, feira e congresso internacional que acontece de 7 a 10 de outubro, em Joinville (SC). No evento, a entidade apresentará o espaço “ Fundição do Futuro ”, uma área de 75 m² que reúne tecnologia, inovação e capacitação para mostrar como a metalurgia está se transformando e impactando a indústria brasileira.

Foto: Divulgação/FIESC

Logo na entrada do estande, os visitantes serão recebidos pela nova safety cage da Stock Car 2025, estrutura tubular interna dos carros que protege os pilotos. Ela é feita com o aço de maior resistência da ArcelorMittal, o DP980R, produzido na Unidade Vega, de São Francisco do Sul, e tubos produzidos pela Unidade Tuper, de São Bento do Sul. Esta foi a primeira vez que o aço DP980R foi utilizado no automobilismo nacional. A nova safety cage é uma estrutura inédita no país, que combina maior leveza, resistência, sustentabilidade, e que aumentou a segurança dos pilotos. Em seguida, a experiência ganha contornos de Indústria 4.0, com a simulação de um processo produtivo baseado em Engenharia Reversa, destacando o potencial da automação, da precisão e da eficiência.

Entre os destaques está também o Tesla Model-S, um ícone da mobilidade elétrica que reforça o papel da metalurgia no avanço dos veículos sustentáveis. Para aproximar o público das novas tecnologias, o espaço contará ainda com a presença de robôs humanoides e um robô-cachorro, representando os novos “colaboradores” da indústria.

O Instituto da Indústria apresentará modelos de fundição produzidos por manufatura aditiva em areia, tecnologia exclusiva em Santa Catarina disponível apenas no SENAI. Além disso, o estande evidencia dois pilares estratégicos: o SENAI, com sua excelência na formação técnica para a Indústria 4.0, e o SESI, que atua na normatização e segurança do trabalho, ajudando empresas a atender exigências das NRs e a aprimorar suas condições de operação.

Com mais de 200 expositores de 12 países, a Metalurgia 2025 se consolida como a maior feira do setor na América do Sul, reunindo negócios, conhecimento e inovação. A programação inclui rodadas de negócios, workshops e o congresso técnico CINTEC Fundição, marcado para 8 de outubro, com foco em inovação tecnológica e melhoria de processos.

Serviço
O quê: Metalurgia 2025 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços
Quando: 7 a 10 de outubro de 2025, das 13h às 20h
Onde: Centro de Convenções e Exposições Expoville – Joinville (SC)
Destaque da FIESC: Espaço “Fundição do Futuro” com tecnologias da Indústria 4.0, manufatura aditiva, mobilidade elétrica e segurança operacional
Mais informações: metalurgia.com.br

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit