Florianópolis começa a receber medidores “inteligentes” de energia

Começou nesta terça-feira (2) o processo de instalação de medidores “inteligentes” de energia para clientes da Celesc em Florianópolis. No primeiro dia de operação, a concessionária informou que substituiu 100 equipamentos antigos pelos novos no bairro Coqueiros, na região continental, o primeiro a ser incluído no roteiro do projeto.

Todas as unidades consumidoras da Capital serão incluídas no projeto. As trocas de 100% dos equipamentos serão feitas ao longo dos próximos três anos, com investimento total de R$ 116 milhões. Os novos medidores têm condições de fornecer informação em tempo real e de forma remota sobre o fornecimento de energia e maior agilidade no religamento da luz.

“São aproximadamente 270 mil residências e comércios, e mais 5.200 transformadores que também terão um medidor inteligente”, diz o gerente do Departamento de Gestão Técnica Comercial da Celesc, Castilho Sontag Filho. .

Com a instalação dos equipamentos, leituras, faturamentos, desligamentos, religações e indicação de falta de energia poderão ser feitos de forma remota. O sistema também permite que, por meio de alarmes dos medidores e das medições de balanço instaladas nos transformadores de distribuição, sejam gerados indícios de irregularidades nas medições, direcionando fiscalizações em campo.

_______________________________________________________________________________________________________________

A troca dos medidores será feita conforme a programação feita pela concessionária, sem a necessidade de solicitação pelos clientes e sem custos extras aos consumidores de energia. Foto: Divulgação/Celesc

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.