A quinta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), coloca Florianópolis como a cidade mais competitiva do país pela segunda vez consecutiva. O levantamento analisa a competitividade das 404 cidades com mais de 80 mil habitantes.
A capital está no Top 10 em quatro pilares do levantamento: Inovação e dinamismo econômico (2ª), Capital Humano (3ª), Inserção Econômica (6ª) e Qualidade da Saúde (10ª). Dos 13 pilares avaliados, Florianópolis está no Top 100 em oito deles.
Santa Catarina teve 17 cidades avaliadas: sete delas estão entre as 50 mais competitivas do país: Florianópolis (1º), Jaraguá do Sul (12º), Balneário Camboriú (14º), Criciúma (18º), Blumenau (23º), Joinville (31º) e São Bento do Sul (33ª).
Todos os municípios foram avaliados a partir de 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões: Instituições, Sociedade e Economia. Dentre as dimensões, a sociedade é a que teve o maior peso na avaliação (42,4%), seguida pela dimensão economia (38,1%) e pela dimensão instituições (19,5%), respectivamente.
“Uma cidade eficiente é aquela que consegue gerar efeitos positivos e transformar a realidade da sociedade a partir de políticas públicas baseadas em dados, com um uso racional de recursos. Esse trabalho se torna ainda mais importante em ano eleitoral. O ranking é uma ferramenta primordial para nortear as gestões dos novos prefeitos nos quatro cantos do país”, destaca Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP.