Florianópolis é destaque em pesquisa nacional sobre limpeza urbana

O serviço de limpeza urbana de Florianópolis recebeu a melhor pontuação entre os municípios com mais de 250 mil habitantes em estudo feito pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema). O resultado positivo aparece na nova edição do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana, de 2023, ferramenta que foi criada para analisar o grau de aderência dos municípios à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A Capital catarinense teve crescimento substancial no último ano, saindo de 0,629, em 2022, para uma pontuação de 0,757 na edição atual, assumindo a primeira colocação nacional entre as cidades que estão nessa faixa populacional. Ainda em Santa Catarina, Blumenau ocupa a segunda posição, com 0,748 de pontuação.

“Não restam dúvidas de que Florianópolis é hoje a cidade com a melhor estrutura de manejo de resíduos no Brasil. A cada ano aumentamos o montante desviado do aterro sanitário, graças à ampliação contínua das ações de destinação mais sustentáveis e a participação ativa das pessoas”, comemora o prefeito Topázio Neto (PSD).

Quatro dimensões foram consideradas: o engajamento da sociedade, a capacidade de sustentar financeiramente as atividades de manejo dos resíduos, os esforços para reciclagem de materiais e a taxa de reaproveitamento; além da geração de passivo ambiental.

De acordo com a Abrema, cerca de 43% dos 3.947 municípios pesquisados continuam destinando o lixo incorretamente. Outro dado importante: cerca de 25% dos lares brasileiros não têm serviço de coleta regular pelo menos uma vez por semana, ainda longe da universalização prevista. Já o índice médio de reciclagem no Brasil não passa dos 3,5%, a maior parte concentrada nas regiões Sul e Sudeste.

________________________________________________________________________________________________________________
Capital catarinense aparece com melhor pontuação entre municípios com mais de 250 mil habitantes. Foto: Divulgação, PMF

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.