O município de Florianópolis conquistou na noite da última terça-feira, 11 de junho, o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora na categoria Cidade Empreendedora, considerada a mais completa da premiação, já que reconhece projetos mais abrangentes, que contemplam ações em diferentes áreas a fim de garantir ao município um melhor ambiente de negócios e a cultura empreendedora.
A cerimônia de premiação foi realizada em Brasília e reuniu gestores públicos de todos os estados do país, além do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, José Zeferino Pedrozo, do presidente da entidade, Décio Lima, do diretor técnico, Bruno Quick, e da diretora de administração e Finanças, Margarete Coelho.
A diretoria do Sebrae/SC também esteve presente e foi representada pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Renato Campos Carvalho, pelo superintendente, Carlos Henrique Ramos Fonseca, pelo diretor técnico, Fábio Búrigo Zanuzzi, e pelo diretor de administração e finanças, Anacleto Ângelo Ortigara.
A iniciativa, que está na 12ª edição, busca reconhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios nos municípios brasileiros, e que tenham trabalhado em prol da modernização da gestão pública.
Florianópolis tinha vencido a etapa estadual do Prêmio, que foi realizada em abril, e concorria com os vencedores estaduais dos outros 27 estados. O projeto vencedor, chamado “Dash um banho, Floripa!”, comprovou resultados em dez eixos estratégicos: Gestão municipal; Lideranças locais; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Marketing Territorial e Setores Econômicos; Cooperativismo e Crédito e Inovação e Sustentabilidade.
O diretor técnico do Sebrae/SC, Fabio Búrigo Zanuzzi, reforçou a importância desse reconhecimento. “Estamos muito felizes e orgulhosos dessa conquista. Acompanhamos de perto, por meio do Programa Cidade Empreendedora, que executamos no município desde o primeiro ciclo, em 2017, o trabalho que está sendo feito em Florianópolis e todo o esforço da equipe para estimular um ambiente de negócios cada vez mais favorável.
A parceria da Capital com o Sebrae/SC é de longa data e se fortalece a cada ano, e ter esse reconhecimento nacional é sinal de que os gestores acreditam no empreendedorismo como agente transformador e não estão medindo esforços para realizar um trabalho de excelência em prol dos pequenos negócios”, comenta.
Além de Florianópolis, também concorreram na etapa nacional os municípios de Maravilha, na categoria Compras Públicas, de Mafra, categoria Empreendedorismo na Escola, Major Gercino, em Empreendedorismo Rural, Blumenau, por Governança Territorial, Chapecó, por Inclusão Produtiva, Itajaí, na categoria Sala do Empreendedor, Rio do Sul, em Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, Lajeado Grande, em Sustentabilidade e Meio Ambiente, e Ituporanga, na categoria Turismo e Identidade Territorial.
Dash um banho, Floripa!
O projeto “Dash um banho, Floripa!” comprovou resultados em dez eixos estratégicos para o desenvolvimento econômico do município e para melhoria do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas.
A iniciativa buscou consolidar a capital como um polo competitivo, inovador e inteligente, atraindo novos negócios e gerando empregos. Essa posição é resultado de uma estratégia de fomento ao empreendedorismo, pautada na desburocratização, com o Programa Floripa Mais Simples, parcerias e qualificação, como o Projeto Floripa Mais Tec e Salto Aceleradora, acesso ao crédito, com o Juro Zero Floripa, e participação das MPEs em compras públicas.
Além disso, o trabalho em soluções em gestão, com o Floripa On, e em simplificação dos processos, que ranquearam Florianópolis como a primeira capital a ter o processo de abertura de empresa mais rápido do país, também contribuíram para a conquista do Prêmio.
Principais Desafios
Em 2017, Florianópolis era uma cidade com muitos desafios a serem superados, com serviços exclusivamente presenciais disponíveis ao cidadão. Não possuía uma cultura empreendedora consolidada, com políticas de acesso ao crédito, capacitação empreendedora, apoio e atendimento exclusivo às MPEs resultando, inclusive, em um ambiente de negócios burocrático, no qual o tempo de abertura de empresas era de até 180 dias e com todas as atividades necessitando de licenciamento, não tendo um ambiente propício para a criação de novos negócios.
Em se tratando de inovação, apesar de o município já ter uma Lei Municipal de Inovação aprovada desde 2012, não havia decretos e portarias a regulamentando, o que dificultava a implementação de projetos robustos na área
Principais Conquistas
A virada de chave no Município ocorreu com a entrada de Florianópolis no programa Cidade Empreendedora, em 2017. Desde então, Florianópolis caminha para ser mais inovadora, competitiva e inteligente. Com a criação de programas baseados no termo “Mais”, deu início a um processo de melhoria do ambiente de negócios, aumento da empregabilidade e acesso à educação tecnológica, com objetivo de destacar-se em todos os eixos.
O Floripa On, um novo Portal e outras soluções para a gestão municipal, atende ao público em geral e aos servidores municipais, colocando Florianópolis como referência em gestão moderna e digital.
Já as soluções do Floripa Mais Simples, parcerias com lideranças e associações, Sala do Empreendedor e seus diversos projetos, políticas públicas de compras, Juros Zero Floripa e Salto Aceleradora atendem às MPEs, empresas em processos de formalização e trabalhadores informais, oportunizando acesso ao crédito e melhorando o ambiente de negócios e a competitividade do município, ranqueando Florianópolis como a primeira capital a ter o processo de abertura de empresa mais rápido do país.
Jovens, adultos e professores são impactados pelas soluções do Floripa Mais Tec, Floripa Mais Empregos, Jovens Empreendedores Primeiros Passos, Educação de Jovens e Adultos, e Salto Aceleradora, com capacitação e aperfeiçoamento profissionais em projetos que iniciam nas escolas municipais e ganham as universidades, colocando o empreendedorismo na veia de Florianópolis, com foco para o setor de tecnologia.
Pensando na inclusão produtiva, são firmadas parcerias com cooperativas de catadores de resíduos e cria-se o Portal Floripa Mais Empregos, oferecendo oportunidades de trabalho e renda, autonomia para pessoas que encontram dificuldades para se inserir no mercado formal de trabalho, reduzindo a desigualdade social.
Os projetos Somar, Centro de Inovação Social, AMA e EJA voltam-se para pessoas em situação de vulnerabilidade e envolvem empreendimentos econômicos solidários, com ações ligadas à sustentabilidade, ao trabalho voluntário organizado, a iniciativas sociais de impacto e à área de inovação e empreendedorismo social.
Também se destacam projetos inovadores, voltados a diversos públicos, como o Floripa Lixo Zero 2030, que visa transformar a gestão de resíduos na cidade, o Programa de Incentivo à Inovação e o Floripa Conecta, que impulsionam o desenvolvimento tecnológico e a criatividade, fortalecendo o ecossistema inovador.