Foco, determinação e capacitação: a fórmula de uma empreendedora de sucesso

De professora na adolescência, a uma das mais respeitadas empresárias na área de assessoria contábil de Santa Catarina e presidente da Aliança Brasileira dos Importadores Varejistas e Atacadistas (Abiva), Maria Cláudia Hoepers é um exemplo de determinação, foco e excelência no empreendedorismo feminino catarinense.

Especialista em Contabilidade Fiscal e Tributária, a empresária compartilha experiências em suas diferentes frentes de atuação e acredita na coletividade para a busca de soluções diante da complexidade do sistema tributário no Brasil e da burocracia, promovendo melhorias nos ambientes de negócios.

Num cenário em que os homens ainda são maioria – de acordo com o Sebrae o percentual de empreendedoras em relação ao total de negócios chegou a 34% no Brasil em 2022 – Maria Cláudia reconhece as dificuldades mas aposta no incentivo, na preparação e no equilíbrio como fórmula para o avanço das mulheres no comando de empresas e organizações.

– As barreiras existem o tempo inteiro. Um exemplo é no doutorado, onde só a possibilidade de a mulher vir a ter um filho já diminuiu sua chance, mesmo com um currículo igual ou superior ao do homem – destaca.

Proprietária de Euro Contabilidade há 18 anos, com atuação em Itajaí e São Paulo, ela aposta no equilíbrio para promover o avanço da participação feminina nos espaços de liderança.

– Na empresa metade dos cargos de coordenação são ocupados por mulheres. A opinião e sensibilidade da mulher são importantes, assim como o homem também faz a diferença – destaca.

E não é só junto aos seus clientes e à Abiva que a empresária promove transformações. Ela é autora do livro infantil Tax e seus amigos (foto), literatura que objetiva conscientizar as crianças sobre o significado dos tributos e sua importância em termos de retorno à população.

Incentivo – Ainda no primeiro semestre deste ano, Maria Claudia vai lançar o livro “Permita-se! Uma aventura nas Maldivas de tirar o fôlego”. A obra visa incentivar mulheres a acreditar e despertar a força que elas possuem.

– Acredito que existe o propósito de contribuir, de fazer mais e de transformação em cada desafio em que participo – afirma.

*por Soledad Urrutia

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.