Com o objetivo de fomentar as parcerias público-privada, começou nesta terça-feira, 16, o 1º Fórum Catarinense das Parcerias Público-Privadas e Desestatizações, organizado pela Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (FEESC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).
O Fórum reúne representantes de empresas, entidades governamentais e da sociedade civil, para promover um debate técnico-científico sobre a colaboração entre diferentes setores.
Durante o ato de abertura do Forum, o diretor presidente da FEESC, professor Luiz Felipe Ferreira, destacou o diferencial do fórum, “Estamos propondo um diálogo entre os entes públicos e a iniciativa privada e também entidades de fomento e desenvolvimento, não apenas na concessão, mas também na visão de quem vai explorar a atividade. Buscando sempre o conhecimento científico e técnico”.
Representando a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, Egídio Antônio Martorano, gerente para assuntos de transporte e logística, falou sobre a importância de eventos como esse para avançarmos em questões culturais sobre o tema: “eventos como esse são importantes, porque existe uma animosidade muito grande no meio político e no meio da população, que a gente precisa modificar”.
Participaram também da mesa de abertura do Fórum, o Presidente da SCPAR, representando o Governo do Estado de Santa Catarina, Renato Dias Marques de Lacerda, o diretor-presidente da INFRA S.A., Jorge Luiz Macedo Bastos, a presidente da Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura da OAB, Marcela Felício e o gerente de operações do BRDE, Felipe Castro do Couto.
Durante o a tarde de hoje e toda a quarta-feira, 17, serão discutidos temas focados em gestão e controle, órgãos de fomento, cases de sucesso, fundos de investimento privados, agências reguladoras. Além da FIESC, o evento conta com o apoio de importantes instituições como o BRDE, OAB/SC e Governo do Estado, que destacam a importância da iniciativa para o avanço das políticas públicas e a promoção do desenvolvimento regional.