
O 1º Fórum do Setor de Empresas de Energia Elétrica, promovido pela FEESC, reuniu autoridades, empresas, pesquisadores e instituições de ensino para discutir e compartilhar inovações tecnológicas no setor. O evento foi marcado pela troca de conhecimentos e apresentação de projetos que buscam transformar o futuro da energia elétrica no Brasil, abordando temas como transição energética, eficiência energética e inovação no setor. Realizado no Passeio Sapiens, em Florianópolis, o Fórum ofereceu uma plataforma de networking e discussão entre os principais atores do setor energético, promovendo a integração entre academia, empresas e instituições públicas.
A roda de negócios, realizada no primeiro dia do evento, destacou-se como uma excelente oportunidade para que as empresas pudessem discutir e buscar soluções conjuntas. “Percebemos nesse evento que há muitas atividades complementares que as empresas podem se ajudar, podem formar parcerias, trazendo um resultado muito melhor para o nosso cliente”, afirmou Newton Antunes Torres, da Global Drones, ilustrando a importância da colaboração no setor.
O Fórum também contou com a presença de instituições parceiras de relevância, como a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). O professor Rodne de Oliveira Lima, Vice-Reitor da UNILA, ressaltou a importância de eventos como este para fortalecer as conexões entre universidades, empresas e órgãos públicos. “Estamos no coração do Mercosul, e temos o compromisso de trabalhar pela integração não apenas econômica, mas também cultural, social e científica”, destacou o professor Rodne, reforçando o papel fundamental da UNILA e de outras universidades no ecossistema de inovação.
Pesquisadores e especialistas de diferentes estados, como o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e a CEMIG de Minas Gerais, também participaram do evento, contribuindo com suas visões e experiências. Mauricio Dall Agnese, Diretor de Meio Ambiente, Estratégia e Inovação da CEMIG, afirmou: “Eu quero voltar aqui, porque acho que é muito importante para discutir o futuro do nosso setor, que é parte essencial da sociedade. A transição energética só vai ocorrer com essa conexão entre todos os agentes e esse tipo de evento é o que a gente precisa para colaborar e construir soluções inovadoras”.
Já o professor Luiz Felipe Ferreira, diretor-presidente da FEESC, fez um balanço positivo do evento. “Este Fórum cumpriu seu papel ao reunir empresas, instituições de ensino e autoridades para debater a inovação e os desafios do setor elétrico. Estamos muito satisfeitos com a colaboração e o sucesso desse encontro”, disse ele, destacando a importância do evento para o desenvolvimento de soluções no setor energético.
O Fórum foi viabilizado com o patrocínio do BRDE, MCTI, Global Drones e SENAI, e contou com o apoio da EMBRAPII, FINEP, INPETU HUB, MOVE, POLO, UNILA, IFSC, IFPB e Sapiens Parque, que contribuíram para a realização de um evento que visa contribuir para o avanço da inovação e da eficiência no setor elétrico brasileiro.
Em breve, como parte do projeto, a FEESC publicará uma revista com o resultado do evento, além de vários projetos do setor elétrico que estão sendo gerenciados pela fundação.