Governo de SC testa internet via satélite em ambulâncias do SAMU

Um projeto inovador prevê o uso de internet via satélite em ambulâncias do SAMU em Santa Catarina. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, que está fazendo um teste durante 60 dias no município de Rancho Queimado.

Os relatos da primeira semana são positivos. O equipamento mantém o veículo conectado via internet 24 horas com a Central de Atendimento e soluciona um problema recorrente na região: a falta de cobertura em uma área de 20 quilômetros, o que dificultava o trabalho de atendimento e preservação de vidas.

Esta é uma das ações que tem o objetivo de promover melhoria e ampliação da conectividade em Santa Catarina. “Tecnologia de internet via satélite é fundamental para garantir benefícios. Esta iniciativa representa um avanço significativo no atendimento médico de emergência, pois estamos buscando uma conexão estável e confiável mesmo em regiões remotas onde a conectividade tradicional é limitada. Sob a liderança do governador Jorginho Mello vamos ampliar a conectividade em Santa Catarina, o que trará impactos positivos na qualidade do atendimento na saúde e em outros setores”, afirma o secretário Marcelo Fett.

O objetivo inicial é manter um veículo do SAMU conectado 24 horas por dia, com comunicação direta com a Central de Atendimento. Atualmente a comunicação é realizada via rádio ou mensagens de WhatsApp e dependendo da região a conexão não funciona, pois a internet é inexistente.

Dependendo do resultado, o segundo passo será conectar a ambulância com os hospitais e futuramente possibilitar também que o médico realize o atendimento preliminar ao paciente via chamada de vídeo dentro da própria ambulância em casos mais simples.

O equipamento, cedido pela empresa em caráter experimental, não gerou custos e ficará em operação durante 60 dias. Depois desse período, equipes técnicas da Secretaria da Saúde e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação vão elaborar parecer sobre os resultados e benefícios obtidos.
________________________________________________________________________________________________________________
Projeto está em fase experimental no município de Rancho Queimado. Foto: divulgação

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.