Governo do Estado estrutura ensino superior e fortalece Universidade Gratuita

O governador Jorginho Mello assinou, nesta quinta-feira, 8, o ato que cria a Diretoria de Ensino Superior na Secretaria de Estado da Educação (SED). A diretoria vai concentrar as ações dos programas Universidade Gratuita e Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc), bem como os convênios com Instituições de Ensino Superior. Com esta medida, a SED finaliza as ações de aprimoramento nos programas, intensificadas a partir de junho de 2025 e fortalece as parcerias com universidades.

Fotos: Leo Munhoz/Secom GOVSC

“A gente vai poder dizer que fez uma nova educação quando sair do governo. Santa Catarina já é referência em tantas áreas, por que não ser também a melhor do Brasil na educação? Somos um estado pequeno, organizado, que reage rápido. A escola pública não pode ser mal cuidada, mal pintada, sem vida. Precisamos oferecer um ambiente saudável para professores e alunos. Precisamos fazer a escola vibrar, é nisso que eu acredito e é isso que eu defendo. Criamos essa diretoria porque não se investe mais de R$ 1 bilhão por ano sem cuidado, sem fiscalização e sem responsabilidade”, disse Jorginho Mello

O governador destacou ainda que junto com outras ações e programas como o Universidade Gratuita, o Estado vai elevar a qualidade da educação catarinense. “Daqui a 15 anos, a régua de Santa Catarina vai estar mais alta, com mais gente formada, ganhando melhor e transformando a vida das famílias e do nosso estado”, completa o governador.

A nova diretoria da SED contará com duas gerências. A Gerência de Programas de Bolsas e Assistência Financeira será responsável por planejar, executar, acompanhar e controlar os programas estaduais de bolsas e assistência financeira à educação superior, incluindo Universidade Gratuita e Fumdesc. Já a Gerência de Parcerias e Convênios com Instituições de Ensino Superior competem termos de cooperação técnica e projetos estratégicos entre a SED e as universidades.

“O programa Universidade Gratuita e o Fumdesc são iniciativas altamente transformadoras. A criação desta nova diretoria é a conclusão de mais uma etapa do processo de implementação desses programas. Ainda, marca um novo momento para parcerias e convênios com as Instituições de Ensino Superior, abrindo um novo leque de possibilidades para a melhoria da qualidade da educação de Santa Catarina”, ressalta a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

:: Mais fotos no álbum

A nova diretoria será comandada pela Professora Doutora Indianara Reynaud, que já faz parte do quadro da SED e possui ampla experiência na área educacional, com atuação estratégica e habilidades em gestão. Além disso, destaca-se na liderança de projetos e na implementação de iniciativas institucionais, com foco no planejamento, otimização de processos e tomada de decisões para garantir alinhamento com os objetivos estratégicos.

“Desenvolvemos um trabalho intenso, de muitas mãos, até anunciar a criação desta nova diretoria que, sem dúvidas, será primordial para a sequência do Universidade Gratuita e do Fumdesc e para fortalecer as parcerias com as Instituições de Ensino Superior. São iniciativas transformadoras, que precisam ser tratadas com a responsabilidade e o cuidado que merecem. É isto que estamos fazendo”, finaliza a diretora de Ensino Superior, Indianara Reynaud.

Universidade Gratuita e Fumdesc

Os programas Universidade Gratuita e Fumdesc estão mudando a realidade de milhares de estudantes e famílias em Santa Catarina. Do total de contemplados pelas iniciativas, 82% são estudantes que realizaram o ensino médio em escolas públicas estaduais. Outro dado importante que evidencia a oportunidade criada pelos programas é o número de alunos que conciliam a formação com uma jornada de trabalho. Entre todos os contemplados, 85% faz esse esforço duplo de estudar e trabalhar para garantir um futuro melhor na carreira.

Desde o segundo semestre de 2025, 3.699 profissionais formados no ensino superior com benefícios concedidos pelos programas do Governo de Santa Catarina estão aptos a prestarem suas contrapartidas pelo Transforma SC. O programa é responsável por acompanhar esta retribuição do investimento feito pelo Estado na formação superior em prol do desenvolvimento da sociedade catarinense e também passará a ser coordenado pela Diretoria de Ensino Superior.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit