O governo estadual decidiu operar de forma conjunta os portos de Imbituba e Laguna, no Sul do Estado. Na última quinta-feira, foi instituído um Grupo de Trabalho Conjunto para conduzir a transição das atividades administrativas, operacionais e de gestão. Na prática, a gestão portuária de Laguna será submetida à de Imbituba.

A medida foi formalizada em uma ação que envolve a Invest SC, a SCPAR Porto de Imbituba S.A. e a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias. O secretário Beto Martins afirma que a medida vai garantir avanços e recursos para “revocacionar o Porto de Laguna”.
Segundo o secretário, os Portos de Imbituba e Laguna serão administrados como uma só delegação – o que vai permitir que recursos hoje gerados por Imbituba sejam utilizados também em Laguna.
– É um sopro de esperança para o Porto de Laguna, que vai ganhar robustez administrativa, agilidade nas respostas e expectativa de investimentos. Será realizado um estudo completo sobre as potencialidades do Porto de Laguna, porque tudo que se fala hoje é achismo.